Sistema de Planejamento e Gestão do Ceará realiza planejamento

22 de junho de 2023 - 09:43 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Tão importante quanto definir o futuro que se deseja construir é determinar o caminho que precisa ser seguido para que os objetivos traçados sejam alcançados. Por isso, o Sistema de Planejamento e Gestão do Governo do Ceará realizou, nos dias 13, 19 e 20 de junho, no Museu da Imagem e do Som (MIS), as primeiras oficinas do seu planejamento estratégico para os próximos quatro anos. O processo foi liderado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna, e incluiu diretores e coordenadores dos órgãos que compõem o Sistema de Planejamento e Gestão do Estado: Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearáprev), Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec) e Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

De forma inovadora, descontraída e lúdica, os integrantes do Sistema de Planejamento e Gestão foram instigados a pensar sobre as estratégias e os indicadores para a efetivação da política que será implementada nos próximos quatro anos: Gestão pública efetiva, inovadora e humanizada com foco nos impactos sustentáveis para a sociedade. O grupo de aproximadamente 60 pessoas foi dividido em quatro equipes que abordaram os seguintes temas durante os três dias de planejamento: Governança, planejamento e gestão institucional; Planejamento e orçamento; Gestão e desenvolvimento estratégico de pessoas; e Gestão corporativa e governo digital. Cada equipe realizou uma série de atividades que traçaram os caminhos que deverão ser seguidos nos próximos anos para que as metas sejam alcançadas com eficácia e eficiência e em harmonia com o trabalho realizado por todos os integrantes do Sistema de Planejamento e Gestão.

“É muito bom pensarmos enquanto Sistema, pois isso nos dá a exata dimensão de que não estamos sozinhos e não conseguimos fazer nada sem a ajuda uns dos outros. Nós precisamos colaborar com o outro. Quanto mais eu contribuo, mais o coletivo ganha força. Quanto mais nós fortalecemos o outro, mais somos fortalecidos. Isso é o que faz de nós um Sistema de Planejamento e Gestão. Só é possível concretizar um futuro diferenciado a partir do planejamento. Quem não planeja não tem essa perspectiva de construir a sua realidade futura. Além do planejamento, também é necessária uma boa gestão. Dia a dia, passo a passo, estamos construindo o Sistema de Planejamento e Gestão que queremos e, acima de tudo, que merecemos”, destacou a secretária Sandra Machado.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Avilton Júnior, enfatizou que o planejamento estratégico é essencial para a construção do futuro desejado para a sociedade cearense. “Estamos planejando o futuro. Como seremos daqui a quatro anos? O que implementaremos? Então, esses encontros iniciais do planejamento estratégico foram momentos de discussão para definirmos os objetivos de cada uma das instituições que compõem o Sistema de Planejamento e Gestão, focando naquilo que é mais importante para atingirmos um resultado maior para a sociedade, que é uma gestão pública efetiva, inovadora e humanizada”, afirmou.

Para o coordenador de Gestão Patrimonial e Recursos Logísticos da Seplag, Otávio Vasconcelos, o planejamento estratégico é uma oportunidade para compartilhar ideias, intenções e políticas destinadas a prover um serviço público mais eficiente e sustentável em favor da sociedade cearense. “O objetivo é sempre buscar a melhor política, a melhor ação e o melhor projeto em favor da sociedade”, reforçou.

As oficinas iniciais do planejamento estratégico foram conduzidas pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Avilton Júnior, e pelo professor universitário e especialista em transformação organizacional, inovação, governança e planejamento, Facundo Barbosa.

O trabalho do planejamento estratégico ainda contará com mais sete oficinas que serão realizadas em cada entidade integrante do Sistema de Planejamento e Gestão do Ceará.