Roda de conversa conscientiza sobre a importância da doação de órgãos e tecidos

15 de setembro de 2023 - 10:48 # # # # #

TEXTO E FOTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Mais de 40,3 mil pessoas esperam por um transplante de órgão no Brasil, segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). O Ceará é o oitavo estado brasileiro com mais pessoas nessa lista: 1.621. Ações de conscientização podem contribuir para elevar a doação de órgãos e reduzir essa fila de espera, renovando a esperança de uma nova vida para milhares de pessoas. Para contribuir com a sensibilização da sociedade sobre a doação de órgãos, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) aderiu à campanha Setembro Verde, dedicada a conscientizar e mobilizar a sociedade em torno do tema.

O assunto foi abordado em mais uma edição da roda de conversa promovida pela Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGDEP), realizada na tarde desta quinta-feira (14), no auditório da Seplag. Na oportunidade, a enfermeira e assessora técnica da Célula do Sistema Estadual de Transplante da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Mônica Maria Paiva Lima, e a assistente social Rosângela Cavalcante, da Sesa, falaram sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, os tipos de transplantes realizados no Brasil e no mundo e a necessidade de ampliar a conscientização da sociedade sobre o tema.

O Brasil é referência mundial em doação e transplantes de órgãos, cujos procedimentos são garantidos de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o Ministério da Saúde, de janeiro a junho de 2023, o Brasil registrou mais de 1,9 mil doadores efetivos de órgãos, possibilitando a realização de mais de 4,3 mil transplantes.

Espera

Os dados do Sistema Nacional de Transplantes mostram que a maior parte das pessoas na lista para transplante de órgãos esperam por um rim (37.143). Em seguida, aparecem fígado (2.205), coração (391), pâncreas e rim (389), pulmão (173), pâncreas (48) e multivisceral (7).

Quase 60% das pessoas cadastradas no sistema são homens (23.638). Entre eles, a maioria (9.304) está na faixa etária de 50 a 64 anos.