Seplag apresenta experiências de sucesso e características das PPPs

25 de outubro de 2023 - 10:23 # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

As particularidades das contratações por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) e as experiências bem-sucedidas dos estados brasileiros foram apresentadas, nessa segunda-feira (23), pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), aos técnicos de 25 órgãos/entidades do Governo do Ceará. Por meio da Coordenadoria de Captação de Recursos e Alianças com Público e Privado (Cocap), a Secretaria realizou, no auditório do Ipece, o evento “Parcerias Público-Privadas: experiências de sucesso nos estados brasileiros”, que contou com palestra do professor doutor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Rui Cunha Marques. O evento foi aberto pela secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag, Naiana Corrêa.

“Tivemos a presença de 75 pessoas de 25 órgãos/entidades do Governo do Ceará, o que demonstra o grande interesse das equipes técnicas no assunto. O evento foi direcionado aos técnicos dos órgãos/entidades envolvidos com projetos e planejamento e com iniciativas em potencial para essa modalidade de contratação nas mais diversas áreas, tais como saneamento, saúde, cidadania, educação, transporte, desenvolvimento social e turismo”, destaca a coordenadora da Cocap, Ticiana da Mota Gentil Parente.

Durante o evento, a coordenadora apresentou a contextualização histórica das PPPs no Estado do Ceará, os principais conceitos, governança, marcos legais, itens necessários para contratação por meio da modalidade PPP e o portal do Programa de Alianças Público-Privadas. Em seguida, o professor Rui Cunha Marques abordou as experiências de sucesso na modalidade nos estados brasileiros.

“O evento cumpriu o seu objetivo. Foi um momento importante para estreitarmos a comunicação com os órgãos/entidades que têm interesse nessa modalidade, bem como tirar dúvidas dos participantes do evento”, avalia Ticiana Gentil.