Governador Elmano de Freitas anuncia pacote de concursos e convocação de 637 professores

26 de outubro de 2023 - 09:49 # # # # #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil - Texto | Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Entre as pastas que tiveram certames autorizados, estão Sistema Socioeducativo, Sistema Penitenciário e Planejamento

Em sua conversa semanal com os cearenses por meio das redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou um pacote de concursos para nove órgãos. De acordo com o chefe do Executivo Estadual, todos os certames estão autorizados para iniciar o processo de seleção. As pastas selecionadas para que sejam realizados concursos são: Arce (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará), CEE (Conselho Estadual de Educação), Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), PGE (Procuradoria-Geral do Estado), SOP (Superintendência de Obras Públicas), PC-CE (Polícia Civil do Estado do Ceará), SAP (Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização), Seplag (Secretaria do Planejamento e Gestão) e Seas (Superintendência Estadual do Sistema Socioeducativo).

Em sua fala, Elmano de Freitas destacou, dentre os concursos autorizados, o da PC-CE. “É a ação mais estratégica para a Segurança Pública. Nós precisamos de informação e investigação aprofundada para o enfrentamento às organizações criminosas. Eu sei da importância de ter a presença efetiva da Polícia nas comunidades e do trabalho de prevenção da juventude, mas nós também precisamos ter inteligência, utilização da tecnologia e investigação, principalmente procurando encontrar e prender os chefes dessas organizações criminosas”, pontuou o governador.

Chamada de professores

Na mesma live desta quarta-feira (25), o governador do Ceará também divulgou, após pergunta do internauta Carlos George, o calendário de chamamento de 637 concursados do cadastro de reserva do último concurso da Educação no Estado. Segundo ele, o edital de convocação está previsto para o próximo dia 30 de novembro com todo o processo sendo finalizado até o fim do mês de janeiro.

“A prorrogação, conforme eu disse, foi feita. A Secretaria da Educação já fez o cronograma para chamar os professores. Nós vamos ter um edital convocando no dia 30 de novembro. Nós fizemos um cronograma para que você seja chamado e que, ao final desse cronograma, você esteja pronto para iniciar o novo ano letivo”, destacou Elmano aos professores, lembrando que o calendário segue com entrega de documentação, perícia médica e locação dos professores.

Depois disso, a publicação da nomeação dos professores está prevista para 15 de janeiro de 2024. A posse deve ser realizada em 26 de janeiro, com o início das aulas do próximo ano letivo marcado para 29 de janeiro.

Mais pergunta de internauta

Elmano de Freitas comentou também sobre o Hidrogênio Verde. O internauta Joaquim da Silva perguntou sobre o interesse do Estado na fonte de energia limpa e a motivação constante do governador em buscar acordos na área. “É a nova economia que vai surgir no Ceará. E o hidrogênio verde vai substituir, por exemplo, a gasolina. Em vez de colocar, por exemplo, óleo diesel em um caminhão, vai se colocar hidrogênio verde. Mas, para isso, é preciso ter muita energia e água. A gente vai gerar muitas oportunidades de emprego para os cearenses com a instalação de indústrias e produção do hidrogênio verde. E o que a gente está conversando é para trazer as indústrias para o Ceará e também as empresas que fabricam as peças. Porque são indústrias que precisam de muitas peças para funcionar”, comentou.

Ele citou ainda o desenvolvimento de outras energias renováveis, como a energia solar, no qual o Ceará é pioneiro. Em destaque, ele citou os parques dos municípios de Mauriti e Jaguaretama.

Agenda da semana

O governador do Ceará revisitou ainda as principais atividades dos últimos dias, destacando a inauguração da CE-596, no distrito de Candeias, em Baturité, que vai facilitar os deslocamentos da população até o centro do município. Houve ainda, na semana anterior, a assinatura do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), destinando R$ 4,6 milhões para o programa Ceará Sem Fome. O objetivo é que sejam comprados utensílios e equipamentos para a estruturação das cozinhas cadastradas. A mensagem foi enviada à Assembleia Legislativa para ser apreciada e votada.

O grande destaque da semana foi o lançamento de mais uma edição da CNH Popular, que beneficiará 25 mil cearenses de baixa renda, em situação de vulnerabilidade e também para pessoas com deficiência. Todo o processo para a retirada da habilitação será bancada pelo Estado, que investirá R$ 30 milhões. Considerado um sucesso, o programa teve inscrições esgotadas em cerca de 7 horas após a abertura da página de inscrições.