Seplag realiza visita técnica à Rede de Catadores do Estado do Ceará

14 de novembro de 2023 - 16:43 # # #

Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP), realizou, nesta terça-feira (14), uma visita técnica de monitoramento ao Galpão da Rede de Catadores, no João XXIII (Fortaleza), um dos locais onde é executado o Programa Auxílio Catador (PAC). O projeto, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (Sema), tem financiamento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e visa promover a inclusão socioeconômica e produtiva dos catadores de materiais recicláveis, por intermédio de um benefício financeiro.

Para o coordenador da CPCOP, Isaú Neto, o momento foi fundamental para a equipe da Seplag ver ações práticas do trabalho que desempenham no cotidiano. “Nós saímos da parte burocrática e tivemos uma imersão do trabalho realizado. Conhecemos o quanto o projeto, que foi aprovado pelo Fecop, impacta na vida de milhares de famílias cearenses. Aqui os catadores estão fazendo um serviço de coleta que beneficia diretamente a eles no financeiro, além de ter uma melhoria ambiental e de inserção social”, disse o coordenador.

De acordo com o presidente da Rede de Catadores do Estado do Ceará, Cícero Sousa, a visita da equipe do Fecop é extremamente importante para ressaltar o trabalho social feito por meio do PAC. “O auxílio tem dado para nós uma perspectiva muito grande, não só na dimensão de ter o alimento de cada dia, mas de ter um poder de organização dentro das associações. A visita nos traz um olhar de cuidado do Governo do Ceará, no sentido de trabalhar mais a inclusão da categoria de catadores”, afirmou.

Na oportunidade, a presidente da Associação Rosa Virgínia e tesoureira da Rede de Catadores, Musa Mara Pereira, apresentou cada etapa de reciclagem do galpão aos presentes. No local é feita a reciclagem de papelão, poliestireno, plásticos, entre outros. Também na sede, trabalham cinco associações de catadores. No Ceará existem 101 associações.

Também estiveram presentes durante a visita os servidores da Seplag, Shirly Guimarães, Valberg Cavalcante, Airton Filho, Márcia Gurgel, Zuleica Matias, além das técnicas da Sema, Renata Martins e Celiane Martins.

Programa Auxílio Catador

O Programa Auxílio Catador (PAC) é uma política pública instituída por meio da Lei N° 17.256, de 31 de julho de 2020, que prescreve sobre auxílio financeiro aos catadores de materiais recicláveis em decorrência da prestação de serviços ambientais no Estado do Ceará, trazendo benefícios financeiros aos catadores. O programa é financiado pelo Fecop por meio do MAPP (Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários) 111.