Equipe da Seplag realiza visita técnica à Residência Inclusiva VI

22 de novembro de 2023 - 23:36 #

Ascom Seplag

O acompanhamento dos projetos financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), gerido pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), é uma das estratégias para garantir a efetiva aplicação dos recursos públicos e os resultados socioeconômicos para a sociedade. Como parte desse trabalho, a Célula de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos (CEMPP) da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP) da Seplag visitou, nessa terça-feira (21), a Residência Inclusiva VI, em Fortaleza, uma das iniciativas da Secretaria da Proteção Social do Estado do Ceará (SPS) beneficiadas com os recursos do Fecop.

As seis Residências Inclusivas existentes na capital cearense atuam acolhendo de forma integral e humanizada jovens e adultos com deficiência intelectual, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de dependência ou não, provenientes do extinto Abrigo Desembargador Olívio Câmara (Adoc) e do Abrigo Tia Júlia. O objetivo é propiciar a construção progressiva da autonomia no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos, visando a reintegração familiar e comunitária, buscando autonomia individual e social.

O coordenador da CPCOP, Isaú Neto, destacou a importância e a qualidade do trabalho realizado nas Residências Inclusivas, que, por meio de uma equipe multidisciplinar de profissionais, promove dignidade e qualidade de vida das pessoas acolhidas e busca os restabelecimento da autonomia e dos vínculos familiares e sociais. “Ficamos felizes em conhecer o projeto e verificar que os recursos do Fecop contribuem efetivamente para a melhoria da qualidade de vida dos cearenses. O trabalho desenvolvido nas Residências Inclusivas é fundamental para garantir a dignidade dessa parcela da população cearense que precisa de atenção especial. Foi muito gratificante e motivador verificar a felicidade dos assistidos nas Residências Inclusivas e a relação salutar que eles possuem com os profissionais do projeto”, destacou.

“No monitoramento físico do projeto, verificamos o elevado nível de maturidade e domínio da equipe na execução das metas, produtos e atividades, acerca deste exercício”, reforçou o orientador Valberg Cavalcante.

Assistência

Atualmente, a Residência Inclusiva VI conta com 45 colaboradores e 14 pessoas atendidas. Considerando as seis Residências Inclusivas existentes em Fortaleza, o público atendido chega a 78 pessoas, que recebem assistência de profissionais de diferentes áreas, incluindo psicologia, enfermagem, farmácia, terapia ocupacional e serviço social.

“A família de muitos deles somos nós. Muitos não têm outra família, e a gente não tem o que dar, a não ser nossa dedicação, carinho e amor e não teria como ser diferente”, resumiu a técnica da Residência Inclusiva VI, Aline Nottingham.