Domínio do Google Workspace potencializa resultados do serviço público para a sociedade

24 de novembro de 2023 - 17:17

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O uso adequado e seguro das ferramentas tecnológicas é cada vez mais importante para promover a produtividade, efetividade e eficácia no dia a dia de trabalho das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Para possibilitar que seus servidores e colaboradores tirem o maior proveito possível das funcionalidades do Google Workspace, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), realizou, nos dias 23 e 24 de novembro, o Google Workspace Day, capacitação voltada para as equipes de Desenvolvimento Institucional e TI e os gestores dos órgãos e secretarias governamentais. O evento ocorreu no auditório da Seplag e contou com o apoio do Centro de Competência para Transformação Digital (CCTD) e parceria do Google.

Durante o evento, os facilitadores Marco Aurélio Leite, especialista em Google Workspace, e Kennedy Ribeiro, analista de sistemas da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (Coget) da Seplag, apresentaram as principais funcionalidades do Google Workspace que podem contribuir para melhorar o desempenho das atividades laborais, incluindo a organização de e-mails com marcadores específicos, criação de filtros, o uso do Google Tarefas, formas possíveis de utilização do Google Drive, edição conjunta de arquivos, compartilhamento de informações e proteção de documentos, dentre outros temas.

“O Google Workspace é uma ferramenta que já está disponível para dezenas de órgãos do Governo do Ceará, mas que ainda não tem todo o seu potencial explorado. Assim, o objetivo do evento é preencher essa lacuna e proporcionar conhecimento prático do uso dessa ferramenta a fim de entregarmos mais resultados para o Governo do Ceará e para a sociedade. Temos muita coisa para fazer e a sociedade espera isso de nós”, afirmou o secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag, Auler Gomes de Sousa.

Conforme o secretário executivo, o Governo do Ceará está empenhado em melhorar e ampliar sua capacidade de respostas às demandas da sociedade, trabalho que pode ser otimizado com o uso das soluções tecnológicas disponíveis. “É necessário aumentar a nossa produtividade. Temos muitos desafios para isso, mas uma coisa que temos aprendido muito nas conversas que temos tido com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com quem temos uma parceria muito forte, é que está cada vez mais claro que podemos entregar mais para a sociedade com o que temos”, acrescentou.

Trilhas

Ao final do treinamento o coordenador da Coget, Helder Andrade, apresentou um pouco dos objetivos e do trabalho já realizado pelo CCTD e antecipou que, em janeiro e fevereiro de 2024, serão realizadas trilhas do Google Workspace para aprimorar a disseminação do conhecimento sobre a ferramenta. Os participantes das trilhas poderão aprender mais sobre Gmail, Chat, Spaces, Calendário, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários e Drive.

CCTD

O Centro de Competência para Transformação Digital, programa intersetorial que tem o objetivo de coordenar políticas públicas e estratégicas voltadas para a transformação digital do estado, é coordenado pela Seplag, em cooperação com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e o ÍRIS.