Seplag visita projeto “Fogões sustentáveis”, executado com recursos do Fecop

30 de novembro de 2023 - 11:47 # # #

Ascom Seplag

A melhoria da qualidade de vida da população da área rural do Ceará a partir da substituição do fogão à lenha é o objetivo principal do projeto “Fogões sustentáveis”, executado pela Secretaria das Cidades com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), gerido pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE). A iniciativa recebeu, em Beberibe, na última terça-feira (28), a visita da equipe da Célula de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos (CEMPP) da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP), que integram a estrutura da Seplag.

“Meu fogão sustentável não tem nem comparação em relação ao antigo, que era à lenha. Agora, eu não acabo mais com as minhas panelas, pois elas não ficam mais queimadas. Antes, eu tinha muita fumaça na cozinha inteira. Com o novo fogão, tenho um ambiente melhor, economizo no botijão de gás e em materiais de limpeza”, destacou Maria Xavier, uma das beneficiadas com o projeto financiado com os recursos do Fecop.

Os fogões sustentáveis possibilitam o menor consumo de lenha e a redução na emissão de fumaça, além de uma economia significativa no consumo de gás de cozinha. “O projeto em questão promove uma ação de natureza estruturante no combate à pobreza e na melhoria da infraestrutura domiciliar, com efeitos positivos na qualidade de vida; na economia com redução de gastos na compra de botijões de gás; e no orçamento familiar, uma vez que os recursos que as famílias não gastam com a compra de gás, por exemplo, podem ser usados para a aquisição de mais alimentos, que também podem ser vendidos em forma de refeições”, observa o coordenador da CPCOP, Isaú Neto.

Conforme o coordenador, a visita técnica constatou a plena execução física das metas, dos produtos e atividades inseridas no projeto. “Observamos ainda o elevado grau de vulnerabilidade no déficit habitacional rural das famílias beneficiadas e também a importância da participação das associações comunitárias nas construções de demandas e projetos junto ao setor público no intuito de superar os gargalos persistentes na comunidade, tendo em vista o exemplo do benefício advindo do fornecimento dos fogões”, disse.

Associações

Na visita técnica, foi observada a importância da participação das associações comunitárias na construção de demandas e projetos junto ao setor público, a fim de superar os gargalos persistentes na comunidade.

“Ficamos muito felizes que o projeto de fornecimento dos fogões sustentáveis esteja melhorando a qualidade de vida das pessoas, e, através da associação, a comunidade terá maior força para se representar perante ao Estado na solução dos seus problemas”, acrescentou.