Seplag realiza campanha de doação de sangue e roda de conversa sobre o Dezembro Vermelho

4 de dezembro de 2023 - 17:01 # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes

Como parte das ações de bem-estar e qualidade de vida dos seus servidores e colaboradores, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGDEP), realizou, nesta segunda-feira (4), uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), e uma roda de conversa sobre o Dezembro Vermelho, mês de prevenção e combate ao HIV.

Para o orientador de Recursos Humanos da Seplag, Raimundo Campos, a campanha de doação de sangue no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no Cambeba, foi uma oportunidade para ajudar o próximo e ampliar a conscientização sobre a importância dessa ação solidária. “Foi a segunda vez que eu doei sangue. Na primeira vez, eu era adolescente. Agora, quando soube da campanha de doação de sangue no meu local de trabalho, resolvi contribuir, pois estou mais consciente sobre a relevância desse ato. Recentemente, um parente necessitou de doação de sangue. Isso fez com que eu compreendesse ainda mais a necessidade de contribuir e ajudar a salvar vidas”, conta.

A experiência foi positiva para ele, que pretende continuar doando sangue em outras oportunidades. “Foi tudo muito bom, o acolhimento, a triagem etc. Pretendo continuar contribuindo sempre que possível, além de estimular familiares e amigos mais próximos a doarem sangue também”, diz Raimundo Campos.

A equipe do Hemoce ficou disponível para receber as doações de sangue das 9h às 16h, no Centro de Convivência dos Servidores. Além dos servidores e colaboradores da Seplag, os profissionais de outras secretarias e órgãos do Centro Administrativo Governador Virgílio Távora também participaram da ação.

Roda de conversa

A programação desta segunda-feira também incluiu a roda de conversa sobre “Dezembro Vermelho – Mês de prevenção contra a Aids”, conduzida pelo superintendente da Região de Fortaleza da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ícaro Tavares Borges. O evento ocorreu no Auditório da Seplag.

Na ocasião, ele falou sobre as formas de infecção, evolução da infecção e do tratamento, diagnóstico, testagem, contexto histórico, qualidade de vida dos infectados e estigmas que ainda permanecem, dentre outros pontos.