Seplag assina termo de compromisso com a Sema para adoção da Coleta Seletiva Solidária

8 de dezembro de 2023 - 16:28 # # #

Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) assina, na próxima quarta-feira (13), termo de compromisso, junto à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), para a adoção do Coleta Seletiva Solidária. Participam da assinatura do termo, as secretárias do Planejamento e Gestão, Sandra Machado; de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire e representantes da associação que será beneficiada com os resíduos, a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu.

Com a assinatura do termo, a Seplag se compromete a destinar os materiais recicláveis descartados classificados como não perigosos, tais como: papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico e metais diversos, por meio da implementação de coleta seletiva para fins de reciclagem.

As ações destinadas à implantação e execução da Coleta Seletiva Solidária na Seplag serão coordenadas pela Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coafi). A adesão ao programa contempla uma das sete Diretrizes da Gestão da Secretaria, especificamente a “Garantia da Sustentabilidade”.

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.