Seplag adere ao programa Coleta Seletiva Solidária

13 de dezembro de 2023 - 14:24 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Para dar a destinação adequada aos resíduos recicláveis produzidos no dia a dia das suas atividades e contribuir para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) aderiu, nesta quarta-feira (13), ao programa Coleta Seletiva Solidária, iniciativa do Governo do Ceará que é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). O termo de compromisso para a adesão da Seplag foi firmado entre a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado; a titular da Sema, Vilma Freire; e a presidente da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelpe), Janete Cabral.Em seu discurso, a secretária Sandra Machado ressaltou a importância da ação para a promoção do cuidado individual e coletivo, bem como para a garantia de um futuro sustentável para toda a sociedade. “Às vezes, não percebemos que descuidar do meio ambiente é descuidar de nós mesmos. Sabemos que, muitas vezes, não temos consciência do mal que estamos fazendo a nós mesmos quando não damos a destinação correta aos resíduos. É fundamental termos a preocupação com a correta destinação dos resíduos recicláveis que produzimos no nosso dia a dia. É um movimento essencial para a nossa sobrevivência. Muito mais importante do que quem suja é quem limpa”, destacou.A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, reforçou a satisfação pela procura da Seplag para a adesão ao Programa. Ela também lembrou que a iniciativa vai muito além de uma questão ambiental. “Há um viés social muito forte. O Ceará possui o maior programa socioambiental do Brasil, que é o Programa Auxílio Catador, iniciativa que beneficia 3.655 catadores. É um programa importantíssimo de coleta de material reciclável”, disse.

Liderança pelo exemplo

Durante o evento, o secretário executivo de Gestão Interna da Seplag, Avilton Júnior, destacou que a adesão ao programa Coleta Seletiva Solidária está alinhada às macroestratégias da Seplag para a gestão 2023-2027. Ele lembrou que a iniciativa foi instituída pelo Decreto estadual Nº 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, e reforçou os objetivos do programa: criar processos que visem o descarte correto de resíduos; incentivar a inclusão social e a emancipação econômica de catadores de materiais recicláveis; e realizar a coleta seletiva nos órgãos públicos estaduais com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores.

“O governo é indutor da sociedade. Assim, é preciso fazer com que seus órgãos e instituições sejam exemplo para a sociedade. Sob a orientação da Sema, implantaremos um conjunto de iniciativas que irão para além dos muros da Seplag. Nosso objetivo é liderar pelo exemplo. É fazer com que outros órgãos e instituições do Governo do Ceará se inspirem no nosso trabalho, bem como contribuir para transformar a cultura de cada cidadão que atua na Seplag e que será multiplicador dessas ações na sociedade”, afirmou Avilton Júnior, lembrando que “a política de resíduos sólidos é transformadora de vidas”.