Seplag reúne servidores e colaboradores para celebrar o período natalino

22 de dezembro de 2023 - 15:53

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Os acordes do Quinteto da Orquestra Juvenil da Casa de Vovó Dedé anunciaram a proximidade do Natal aos servidores e colaboradores da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), que participaram, na manhã desta sexta-feira (22), de um ato ecumênico no auditório da Pasta em celebração às festas de fim de ano. O evento contou com as presenças do padre Erenaldo Santos, do pastor Mário Levy e do líder da religião espírita Dênio Lopes.

Ao abrir o ato, a titular da Seplag, secretária Sandra Machado, mencionou os bons sentimentos que são reforçados no Natal, como amor e solidariedade, e refletiu sobre a necessidade de perpetuá-los durante todos os dias do ano. “Busque sempre a sua melhor versão. Que possamos fazer o Natal todo dia. Que sejamos essa pessoa imperfeita que somos, mas que possamos, a cada dia, fazer o nosso melhor. E nunca nos esqueçamos: qualquer ato, consciente ou inconsciente, que façamos com o outro, em alguma medida, estamos fazendo conosco. Então, entregar aquilo que aceitaríamos receber é um bom caminho para nos desenvolvermos como pessoa”, afirmou. “Que possamos estar mais unidos e contribuir cada vez mais com o nosso propósito que, em última análise, é chegar às pessoas mais desassistidas que precisam do nosso trabalho, atenção, carinho e amor”, acrescentou.

Em seu sermão, o padre Erenaldo Santos lembrou a passagem bíblica em que Maria, grávida de Jesus, visita sua prima Isabel, também gestante. “A Bíblia fala que Maria partiu ‘apressadamente’. Ela sentiu o desejo de ajudar outra grávida. Quem carrega Jesus não fica acomodado, não fica vegetando no sofá. Quem já teve um encontro com Jesus se desinstala, sai da zona de conforto, vai servir, vai oferecer o que tem de melhor”, disse.

O representante da religião espírita, Dênio Lopes, convidou o público presente a refletir sobre o papel de cada um na sociedade, destacando que a união das diferenças é essencial para uma sociedade saudável e desenvolvida. “Somos convidados a contribuir com a nossa parte. Uma parte diferente que se soma com outras em função de um bem maior. É assim que funciona em instituições como a Seplag, as famílias, os grupos e as religiões. Devemos despertar para a nossa missão e respeitar a nossa natureza, que é o amor. Que o amor possa invadir a sua alma para que ela seja refletida na sua vida, no seu trabalho, no seu entorno”, afirmou o religioso.

O pastor Mário Levy recorreu ao livro de Marcos para ressaltar o chamado de Jesus Cristo para o renascimento. “O livro diz que Jesus, tomando a mão da menina, disse-lhe: ‘Talita cumi’, que, traduzido, é: menina, a ti te digo, levanta-te’. Devemos todos obedecer a este chamado”. O pastor trouxe ainda a reflexão sobre o que é o Natal para cada pessoa.

Café da manhã

Após o ato ecumênico, os servidores e colaboradores da Seplag participaram de um café da manhã especial animado por uma apresentação musical.