Semana Anual da Gestão aborda avanços e desafios da administração pública

23 de janeiro de 2024 - 16:59 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Elevar a qualidade dos resultados para a população sem ampliar os gastos é um dos grandes desafios da gestão pública que o Ceará vem se empenhando para superar. Como parte desse trabalho, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), iniciou, nessa segunda-feira (22), a Semana Anual da Gestão, evento que segue até a próxima sexta-feira (26), reunindo, no auditório da Seplag, coordenadores e orientadores das secretarias e órgãos da administração pública estadual.

Ao abrir o evento, o secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag, Auler Gomes de Sousa, lembrou que a Semana Anual da Gestão é um desdobramento do Encontro Anual da Gestão, realizado em outubro de 2023. “O objetivo da Semana Anual da Gestão é promover o alinhamento dos pontos mais importantes da gestão pública e das ações que ocorrerão ao longo do ano. Reunimos todos que fazem parte do sistema corporativo de gestão para passarmos as novidades, recebermos o feedback, conversarmos sobre o que precisa ser melhorado e esclarecermos as principais dúvidas”, destacou.

O secretário executivo da Seplag apresentou ao público presente o atual contexto da gestão pública, que vem sendo cada vez mais avaliada por instituições e organizações nacionais e internacionais. De acordo com ele, os estudos realizados por entidades como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Fundação Dom Cabral mostram que o Brasil ainda precisa avançar na gestão pública, cujo desafio vai além dos recursos financeiros disponíveis.

Auler Gomes também citou o Ranking de Competitividade dos Estados, onde o Ceará ocupa a 12ª posição entre as 27 Unidades da Federação. O ranking avalia dez pilares e, embora o Ceará ocupe boas posições em áreas como Educação e Solidez fiscal, ainda precisa avançar em aspectos como Eficiência da máquina pública, pilar em que o Estado ocupou a 17ª posição no Brasil.

Para melhorar essa realidade, o secretário executivo Auler Gomes destacou que o trabalho da gestão pública precisa ter foco no cliente e ser movido por resultados. “Precisamos conhecer o cliente, medir a satisfação dele e saber qual a visão que ele tem sobre o nosso trabalho. Para dar bons resultados a esse cliente, devemos atuar com a gestão por processos, focar no desenvolvimento de competências, adotar a filosofia ágil e tomar decisões baseadas em dados e evidências”, afirmou.

Na ocasião, o secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag também abordou a disponibilização de relatórios e dados no site da Seplag, o programa Ceará Mais Digital e a relevância dos cuidados com as pessoas que integram o serviço público, direcionando esforços para a promoção da qualidade de vida.

Programação

A programação da Semana Anual da Gestão está sendo conduzida pela Seplag e por suas vinculadas. No primeiro dia do evento, foi abordado o tema “Gestão patrimonial e logística”, com apresentações da Coordenadoria de Gestão Patrimonial e Recursos Logísticos (Copat) da Seplag e da Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar).

No segundo dia do evento, a programação teve como tema principal “Modernização e gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)”. Até a próxima sexta-feira (26), ainda serão abordados os temas “Gestão de pessoas”, “Gestão de terceirização” e “Gestão de compras”.