Seplag desenvolve portal para informar a população sobre concursos

24 de janeiro de 2024 - 16:43 # # #

Ascom Seplag

O reforço do quadro de servidores públicos do Governo do Ceará por meio da realização de concursos ganhou impulso na passagem de 2023 para 2024, com a abertura de oportunidades em diversas áreas de atuação. Para sistematizar todas as informações de cada concurso realizado, em andamento ou anunciado pela administração pública estadual, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) está desenvolvendo o “Portal dos Concursos”, trabalho conduzido pelas coordenadorias de Gestão de Pessoas (Cogep) e de Tecnologia da Informação (Cotec). O portal, que ainda não tem data para ser lançado oficialmente, foi apresentado nesta quarta-feira (24) na Semana Anual da Gestão, evento realizado pela Seplag e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

“Com mais concursos sendo realizados, vimos a necessidade de melhorarmos a publicização desses certames, organizando em um só lugar todas as informações relativas a cada processo, como edital, vagas, cargos, vigência e nomeações, dentre outras. A ideia é oferecermos para a população informações claras e simplificadas em um ambiente virtual de fácil navegação”, destacou a coordenadora da Cogep, Renata Rodrigues Mota. Na ocasião, ela apresentou ao público presente, composto por coordenadores e orientadores das secretarias e órgãos da administração pública estadual, as funcionalidades existentes no Portal dos Concursos e as possibilidades de navegação, exemplificando formas de busca e classificação dos concursos, por exemplo.

Além do Portal de Concursos, a equipe da Cogep também apresentou aos participantes informações sobre a legislação para concursos e provimento de cargos efetivos; o novo Sistema de Gestão de Pessoas; Folha de pagamento; Normatização do processo de viagens; Otimização do processo de férias; Cessão do servidor; e painel de pessoas.

Relevância

Ao abrir a programação do terceiro dia da Semana Anual da Gestão, que foi focado no tema “Gestão de Pessoas”, a secretária do Planejamento e Gestão do Ceará, Sandra Machado, enfatizou a relevância do evento para promover o alinhamento das equipes e o avanço contínuo dos processos para otimizar a administração pública e garantir entregas cada vez melhores para a sociedade. “A Semana Anual da Gestão foi pensada com muito cuidado para apresentarmos o que podemos oferecer e ouvirmos as demandas de vocês. Desejo que vocês encontrem em suas equipes todo o talento que eu encontrei nas pessoas da Seplag. Um dos grandes segredos da gestão que se propõe a realizar um trabalho em prol da sociedade é ter grandes talentos, pessoas que tenham conhecimento, disponibilidade, intenção e interesse de fazer um trabalho melhor. Este evento é uma oportunidade para apresentarmos as novidades na área da gestão e ouvirmos de vocês como podemos melhorar cada um dos nossos processos. O nosso trabalho só faz sentido se atender às demandas de vocês. Realizamos um trabalho colaborativo e, para isso, precisamos contar com a disponibilidade das pessoas que são clientes da Seplag nesse processo”, afirmou.

O secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag, Auler Gomes de Sousa, apresentou aos participantes o contexto atual da gestão pública no Brasil e no Ceará e destacou os principais pontos que precisam ser reforçados para melhorar os resultados, como Gestão por processos, Desenvolvimento de competências, Filosofia ágil e Decisão baseada em dados e evidências. “Que cada um de nós continue se esforçando para melhorar os resultados do governo, para sermos aquilo que podemos ser e o que a sociedade precisa”, salientou.

Em sua fala, o secretário executivo da Seplag lembrou que a Semana Anual da Gestão é um desdobramento do Encontro Anual da Gestão, realizado em outubro de 2023. Ele também reforçou que toda a programação da Semana está sendo conduzida por integrantes dos órgãos que compõem o Sistema de Planejamento e Gestão do Estado: Seplag, Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearáprev), Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec) e Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), além da CE-Prevcom.

Programação

A programação do terceiro dia da Semana Anual da Gestão contou ainda com as apresentações do secretário executivo de Políticas Estratégicas para Liderança da Seplag, Roziano Linhares; da diretora da EGPCE, Dulce Ane Lucena; e do superintendente do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec), José Olavo Peixoto Filho.

Os primeiros dois dias do evento, que teve início na última segunda-feira (22), focaram em “Gestão patrimonial e logística” e em “Modernização e gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)”. Na quinta-feira (24), será abordado o tema “Gestão de terceirização”. O evento será encerrado na sexta-feira (24), com as apresentações sobre “Gestão de compras”.