Seplag homenageia servidores e ex-secretários da Administração

7 de fevereiro de 2024 - 17:17 # # #

TEXTO E FOTOS: Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Homenagear os homens e mulheres que dedicaram suas vidas e talentos à construção de um Ceará mais justo e desenvolvido socioeconomicamente é uma forma de agradecer o legado de cada um deles e de lembrar à sociedade que um Estado se constrói com gente dedicada e apaixonada por transformar vidas e promover o bem comum. Por isso, neste dia 7 de fevereiro, quando se comemora do Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento do Ceará (Seplag-CE), realizou uma solenidade de homenagem aos 30 ex-titulares da antiga Secretaria de Administração (Sead) e aos servidores mais antigos da Pasta, que, em 2006, se fundiu com a Secretaria do Planejamento e Coordenação (Seplan) e originou a Seplag.

Na ocasião, houve entrega de certificados e foi inaugurada uma galeria histórica representando todos os gestores que estiveram à frente da Sead. A mesa de honra da solenidade contou com as presenças da vice-governadora e secretária da Mulheres, Jade Romero; da titular da Seplag, secretária Sandra Machado; do Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), conselheiro Rholden Queiroz; o presidente Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Abelardo Benevides Moraes; o Defensor Público e Assessor de Desenvolvimento Institucional, Bruno Fiori, representando a Defensora Geral, Samia Farias; do Procurador Geral de Justiça do Estado, Haley de Carvalho Filho; e do presidente da Associação dos Servidores da Seplag (Asseplag), Edmundo Mendonça Freire.

“Todos vocês recebem hoje a nossa gratidão por meio de uma certificação de mérito. Nessa perspectiva de reconhecimento, reunimos aqui os ex-secretários da Administração. Muito obrigada pela presença de todos e dos familiares daqueles que já faleceram. Essa homenagem é justa e necessária. Nossas palavras, gestos e atitudes na administração pública afetam muitas pessoas. Pessoas que, às vezes, vivem em um estado de penúria tão grande que, para além da fé em Deus, só podem contar com o Estado, que não lhes pode faltar, nem tampouco falhar”, destacou a secretária Sandra Machado.

Em sua fala, a vice-governadora Jade Romero pediu uma salva de palmas para todos os servidores e servidoras do Governo do Ceará e enalteceu o trabalho realizado em prol da população. “Um dos grandes desafios que nós, servidores públicos, enfrentamos é sobre a forma como a sociedade nos enxerga. Muitas vezes, é uma visão mais do que injusta, mas desafiadora para cada um de nós. Que a gente possa seguir esse propósito de servir à sociedade honrando o legado dos que vieram antes. Parabéns pela iniciativa da homenagem. Hoje, também são homenageadas duas servidoras com mais de 50 anos de carreira. É mais do que uma vida dedicada ao serviço público. Vocês nos inspiram”, disse.

Na solenidade, foram homenageados os seguintes ex-secretários: José do Nascimento (in memorian), Cláudio Martins, Francisco Pessoa de Araújo (in memorian), Themistocles de Castro e Silva, Francisco Figueiredo de Paula Pessoa (in memorian), Liberato Moacyr Aguiar (in memorian), Mozart Soriano Aderaldo (in memorian), Gonçalo Claudino Sales (in memorian), Manuel Cordeiro Neto (in memorian), Airton Castelo Branco Sales (in memorian), José Maria Luccena, Antônio dos Santos Soares Cavalcante, Antônio Marçal Pinto de Castro (in memorian), Ernani Barreira Porto, Rubem Abitbol de Menezes, Maria Dias Cavalcante Vieira, Manoel Beserra Veras, Ana Lourdes Nogueira Almeida, Ernesto Saboia de Figueiredo Junior, Soraia Thomas Dias Victor, Marcus Augusto Vasconcelos Coelho, Francisco Nilson Alves Diniz e Luciano Fernandes Moreira (in memorian).

O evento também homenageou as servidoras mais antigas da Sead, Francisca Rodrigues Maia, e do Planejamento e Orçamento, Ana Maria Martins dos Anjos, que, em suas falas, ressaltaram a importância do momento e a alegria e gratidão em serem servidoras do Governo do Ceará. O ex-secretário Ernani Barreira discursou representando todos os ex-secretários da Administração.

Na ocasião, a Seplag reforçou as homenagens prestadas aos servidores em sessões solenes realizadas na Assembleia Legislativa do Ceará em 11 de dezembro de 2023 e em 5 de fevereiro de 2024: Marcos Medeiros de Vasconcellos, Régis Meireles Benevides, Lara Maria Silva Costa, Naiana Correa Lima Peixoto, Luiz Carlos Holanda Antero, Carmen Silva de Castro Cavalcante, Raimundo Avilton Meneses Junior, Vanessa Machado Arraes, Guirlanda de Fátima Távora Ponte e Ana Cláudia Machado Pinheiro.

Galeria

Após a entrega dos certificados de mérito no auditório da Seplag, o público foi convidado para o hall do 3º andar do Edifício Seplag para a inauguração da galeria dos ex-secretários da Administração.

O momento comemorativo contou ainda com apresentações culturais do coral dos fazendários e coquetel.

Sobre a data

A carreira de Planejamento e Gestão foi instituída pela Lei nº 13.658/2005, com lotação na Secretaria do Planejamento e Coordenação (Seplan), composta pelos cargos de Analista de Planejamento e Orçamento, Analista Assistente de Planejamento e Orçamento e pelo Auxiliar de Planejamento e Orçamento. Já a carreira de Gestão Pública foi instituída pela Lei nº 13.659/2005, com lotação na Secretaria da Administração (Sead), composta pelos cargos de Analista de Gestão Pública, Analista Auxiliar de Gestão Pública e Auxiliar de Gestão Pública. As duas secretarias foram fundidas em 2007, originando a Seplag.

O Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão surgiu a partir do projeto de nº 323/11. O ex-governador Cid Gomes sancionou a lei nº 15.081, de 21 de dezembro de 2011, que criou o Dia do Servidor de Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão, comemorado anualmente em 7 de fevereiro.