Metodologia GIP: Seplag realiza reunião com Grupo Técnico de Gestão do Investimento

14 de fevereiro de 2024 - 14:43 # # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), está implantando a metodologia Gestão de Investimento Público (GIP), cujo objetivo é otimizar a gestão dos recursos públicos e garantir que os mesmos sejam aplicados em ações que realmente contribuam para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Como parte desse processo, a Coordenação de Gestão Financeira e Projetos (Cofip) da Seplag realizou, no último dia 8, a primeira reunião do Grupo Técnico de Gestão do Investimento Público (GTI), que assessora o Conselho de Governança Fiscal do Estado do Ceará (Cogerf).

O encontro teve o objetivo de promover o alinhamento dos participantes sobre a metodologia GIP, tratar sobre o andamento da implementação da nova metodologia e discutir o regimento interno do grupo. O treinamento do Grupo Técnico de Gestão do Investimento Público no sistema que dará suporte à nova metodologia faz parte do cronograma de implementação da GIP no Ceará. Os primeiros órgãos estaduais que terão projetos de investimento analisados pela metodologia GIP serão a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

“A Metodologia de Gestão do Investimento Público tem como objetivo dotar o Governo de um processo institucionalizado de planejamento e avaliação de processos estratégicos visando melhor eficiência dos recursos alocados aos projetos de investimento, subsidiando as instâncias superiores na tomada de decisão”, reforça o assessor da Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag, Régis Benevides.

Também participaram da reunião a assessora técnica da Cofip, Isadora Osterno, e os membros do GTI: Adauto Oliveira e Karine Fontenele (Seplag); Pedro Miguel dos Santos e Luiz Roberto Andrade (Sefaz); Denise de Sá Vieira Carrá (Casa Civil); Witalo de Lima Paiva e Nicolino Trompieri Neto (Ipece); e Vitor Hugo Gaspar Pinto (CGE).

No próximo dia 28 de fevereiro, o grupo deverá se reunir novamente para dar sequência à discussão sobre a metodologia e à elaboração do regimento interno.