Seplag participa de entrega de fardamentos para jovens do Programa AJA

6 de março de 2024 - 17:34 # # #

Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento (Sexec-PLO), realizou, na manhã desta quarta-feira (6), uma visita técnica à sede Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) para entrega de fardamentos aos jovens do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Os kits, que foram custeados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), foram entregues pela equipe da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP) e representantes da Sema.

Para o coordenador da CPCOP e secretário executivo do Fecop, Isaú Neto, o programa executado pela Sema deixou a equipe satisfeita, superando as expectativas. “Nós temos uma obrigação legal de acompanhar os projetos, mas o fato de visitar não significa que nós estamos fazendo apenas o monitoramento. Nós buscamos conhecer até mesmo para defender a liberação do recurso nas reuniões do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS)”, disse.Em 2023, o Fecop destinou mais de R$ 8 milhões ao AJA, no intuito de pagar 200 reais por mês para mais de 6 mil jovens e produzir 10 mil kits de fardamentos para o programa. Os participantes, que podem ficar até dois anos, realizam projetos de arborização, visitam a comunidade capacitando sobre coleta seletiva, executam mutirão de limpeza nas lagoas e nas ruas, vão às escolas para ensinar as crianças sobre cuidados com o Meio Ambiente, dentre outras atividades.

No momento, o coordenador pedagógico do AJA, Sérgio Mota, apresentou à equipe da CPCOP os resultados do programa. “Ele foi criado no meio da pandemia e é um dos maiores no meio de educação ambiental do Brasil. Além disso, foi criado já nos moldes da política nacional e estadual de educação ambiental, dizendo que deve ser um processo contínuo, estimulando os jovens a pensarem e realizarem projetos nas suas comunidades”, afirmou.Segundo a jovem agente que participa do programa, Maria Liziane, é um sentimento incrível poder acordar todos os dias e ajudar a sua comunidade com educação ambiental. “Por causa do AJA eu aprendi várias coisas e passei a ver o mundo de outra forma, dando mais importância ao meio ambiente. Passar o que eu aprendo para as pessoas que estão ao meu redor é muito gratificante, ” destacou.

Programa AJA

Criado pela Lei Estadual nº 17.383, de 11 de janeiro de 2021, o Programa Agente Jovem Ambiental beneficia jovens em situação de vulnerabilidade social residentes dos 184 municípios cearenses.

O programa, que conta com 21 coordenadores regionais e 260 supervisores locais, é dividido em duas fases. A primeira é o curso de formação, com apoio da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), e a segunda é a elaboração e execução do Plano de Ação Comunitária (PAC).