Reflexões sobre avanços e desafios para as mulheres marcam o 8 de março na Seplag

8 de março de 2024 - 15:34 #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Data representativa para o mundo por envolver questões sensíveis e essenciais para a sociedade, o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi celebrado na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) com um café da manhã especial, música ao vivo, atendimentos voltados para saúde e bem-estar e um momento de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e os preconceitos e estereótipos que ainda atingem o público feminino, inclusive no ambiente de trabalho. O evento ocorreu no auditório da Seplag e contou com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) e do Sesc Ceará.

A programação foi aberta com a exibição de um vídeo da titular da Seplag, secretária Sandra Machado, que destacou a relevância da data para celebrar as conquistas alcançadas e para reforçar os aspectos nos quais a sociedade ainda precisa evoluir. “Se hoje nós ocupamos espaços legítimos de poder na sociedade, podemos estudar, trabalhar, votar, ocupar cargos de chefia, ser eleitas para cargos públicos e fazer tantas outras coisas, devemos isso a cada pessoa que, no passado, dedicou a sua existência para pôr fim à discriminação entre homens e mulheres. O mundo já avançou muito na questão de gênero. Por isso, celebramos o dia oito de março e honramos a memória das pessoas que vieram antes de nós para que fossem abertos os caminhos para os espaços e direitos que possuímos hoje. No entanto, sabemos que ainda há muito a avançar e que a garantia dos direitos das mulheres necessita de vigilância constante. Por isso, oito de março também é uma data para reforçarmos a luta contra retrocessos e a favor de mais avanços, justiça, equidade e garantia real dos direitos conquistados a tanto custo. Essa luta é diária e permanente”, disse.

Em seguida, a secretária executiva de Gestão e Orçamento da Seplag, Naiana Corrêa, deu as boas-vindas ao público presente e parabenizou mulheres e homens, companheiros importantes para a garantia dos direitos femininos. “Comemoramos hoje muitas conquistas alcançadas ao longo do tempo. Podemos votar, ser votadas, ocupar cargos de gestão e tantas outras coisas. O jargão ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’ faz todo sentido. Nós conquistamos muitas coisas e passamos a equilibrar muitos pratos ao mesmo tempo. Hoje, também chegou a fase de sabermos que a mulher pode deixar um desses pratos cair, e está tudo bem com isso. Isso é fundamental para a saúde das mulheres”, destacou. “Em nome da Seplag, parabenizo todas as mulheres que dedicam oito horas do seu dia para trabalhar e pensar em formas de melhorar cada vez mais os resultados para a sociedade e, ao mesmo tempo, ainda se preocupam e cuidam com a família e coisas práticas do dia a dia. Parabéns também aos homens que respeitam e reforçam o empenho pela manutenção e novas conquistas das mulheres”, acrescentou.

Reflexão coletiva

Após a abertura do evento, a diretora da EGPCE, Dulce Anne Lucena, conduziu, de forma dinâmica e descontraída, um momento de reflexão sobre a relevância da mulher e a necessidade de todos – homens e mulheres – combaterem estereótipos e preconceitos que ainda afetam o público feminino. O debate foi puxado a partir de frases comumente reproduzidas na sociedade que foram colocadas embaixo de algumas cadeiras e por meio das quais as mulheres que as encontraram deram seus relatos e opiniões sobre temas como gestação, carreira e relacionamento interpessoal.

“É preciso reforçar que a mulher é forte, mas ela também pode se permitir ser frágil. Neste Dia da Mulher, é muito repassada a fala de luta e coragem. Temos a obrigação de continuar essa luta para que mais e mais mulheres que virão após a nossa geração também tenham mais conquistas, pois o mundo ainda é extremamente patriarcal, machista. Nós, mulheres, também temos esses valores impregnados, porque trazemos da nossa formação, da família, uma vez que são repassados de geração para geração. É dever de todos nós romper esses círculos”, disse.

Programação

A programação teve continuidade com um café da manhã servido no hall do terceiro andar do Edifício Seplag, onde também houve apresentação de música ao vivo e prestação de serviços como orientações sobre saúde bucal e auriculoterapia.

Ao longo de março, a Seplag promoverá outras ações focadas no público feminino para celebrar o mês da mulher.