Seplag institucionaliza Rede de Transformação Digital e trata sobre Política de TIC do CE

14 de março de 2024 - 16:11 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O processo de transformação digital pelo qual o Governo do Ceará vem passando nos últimos anos registrou mais um importante passo nesta quinta-feira (14), com a institucionalização da Rede de Transformação Digital e o lançamento da segunda etapa da Política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Estado, ocorridos durante evento realizado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) em seu auditório. Organizado por meio da Secretaria Executiva de Gestão e Governo Digital (Sexec-GES), da Coordenadoria de Gestão Estratégica de TIC (Coget) e da Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge) da Seplag, em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), o evento reuniu representantes das áreas de Desenvolvimento Institucional e de TIC dos órgãos/entidades do Governo do Ceará.

O secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag, Auler Gomes, lembrou que o evento desta quinta-feira foi um desdobramento da Semana Anual da Gestão, realizada em janeiro, e destacou o momento promissor que o Ceará está vivendo com a transformação digital. “Nós temos um potencial muito grande de mudar a realidade do Governo, de melhorar a vida dos cidadãos e também de melhorar as nossas vidas enquanto agentes públicos por meio da transformação digital. Agora, nós temos mais condições de promover essas mudanças, com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa Ceará Mais Digital, que nos permitirá avançar em várias frentes. Já temos muitas iniciativas em andamento”, afirmou.

Durante o evento, foram apresentados ao público a Rede de Transformação Digital, o Portal de Serviços Ceará Digital, a atualização da Carta de Serviços e Oportunidades de Disponibilização e Digitalização, as Trilhas De Capacitação em Rede de Governo Digital, o Big Data Ceará, o Centro de Competência para Transformação Digital (CCTD) e a Política Corporativa de TIC do Governo do Ceará. As apresentações foram realizadas pelo coordenador da Coget, Helder Andrade; pela coordenadora da Comge, Vanessa Arraes; e pela diretora da EGPCE, Dulce Ane Lucena; além de colaboradores das suas equipes.

“Apresentamos detalhes desses pontos importantes do processo de transformação do Estado. O encontro também teve o objetivo de ouvir e esclarecer as principais dúvidas do público presente”, afirmou Helder Andrade, acrescentando que a institucionalização da Rede de Transformação Digital trará benefícios para os cidadãos e para a administração pública estadual.

Clique aqui e acesse a apresentação realizada no evento.