Gestãopublica.gov: Seplag conquista certificado na Categoria Bronze 4

27 de março de 2024 - 10:24

Ascom Seplag

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação, concedeu à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), neste mês de março, o certificado “Nível de Maturidade da Governança e da Gestão – Categoria Bronze 4”. O reconhecimento resultou da implantação do Modelo de Governança e Gestão Pública (Gestaopublicagov.br), no qual a Seplag alcançou 35 pontos em pré-requisitos e 92,78 pontos nos critérios do modelo (1-Governança; 2-Estratégias e Planos; 3-Público-alvo; 4-Sustentabilidade; 5-Capital Intelectual; 6-Processos; e 7 – Valor Público).

Conforme a coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Silviane Torres, que liderou o trabalho, a conquista do certificado Categoria Bronze 4 foi resultado de um trabalho realizado ao longo de dois meses, entre setembro e novembro de 2023, que envolveu os esforços de aproximadamente 50 pessoas de todas as áreas da Seplag. “Foram descritas práticas de gestão e acostadas evidências para 82 fatores de avaliação distribuídos em 46 alíneas nos 7 critérios do modelo; destacadas 7 práticas (6 de gestão e 1 de atendimento ao cidadão); apresentadas evidências referentes aos 12 pré-requisitos classificatórios; e elaborados planos para 3 oportunidades de melhoria. Em 2021, a Seplag havia conquistado o certificado na categoria bronze 3”, destaca, acrescentando que o trabalho contou com o patrocínio da alta direção da Seplag. Esse processo foi liderado pela SECEX-PGI, cujo titular é o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Avilton Júnior.

“A manutenção do processo de avaliação e melhoria, de forma cíclica, é fundamental e contribui para o aprimoramento contínuo dos resultados da gestão, a fim de que se mantenham ao longo do tempo e se tornem efetivos, gerando valor para a sociedade e favorecendo a tomada de decisão com base em evidências”, reforça Silviane Torres.

O Gestaopublicagov.br busca a efetividade da aplicação das políticas públicas por meio da melhoria contínua da governança e da gestão e, portanto, dos serviços prestados ao Cidadão.
Entre os benefícios decorrentes da aplicação desse modelo de maturidade destacam-se: Fortalecimento da governança; Melhoria da qualidade da gestão por meio de um referencial para contínuo aperfeiçoamento; Promoção da cooperação no âmbito interno do órgão/entidade; Troca de experiências entre órgãos e entidades; Construção colaborativa de soluções; e Melhoria contínua dos processos.
“Vale destacar que o Estado Ceará está em segundo lugar no número de aplicações no modelo Gestaopublicagov.br”, diz Silviane Torres.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a priorização, sistematização e implementação das ações de melhoria da gestão e dos processos gerenciais estabeleceram as bases para a consolidação de uma cultura de elevado nível de maturidade em governança e gestão na Seplag. O Ministério destaca ainda que os resultados apresentados refletem uma elevação da satisfação com a prestação dos serviços, em decorrência do atendimento das necessidades e expectativas das partes interessadas.

Grupos

A iniciativa reuniu esforços de 50 pessoas, entre servidores, comissionados, e terceirizados da Seplag. Foram formados quatro grupos de trabalho compostos por 32 servidores/comissionados, cuja maioria integrou o Comitê de Aplicação do Modelo na Seplag:

GT1

Jackeline Nobre (UGP)
Zuleica Matias (Cpcop)

6. Processos

Além dos grupos, 17 servidores/comissionados/colaboradores também participaram do projeto: Lorena Wendt (Cgdep), Hebe Citó (Cgdep), Luciana Capistrano (Cogeo), Guilherme Araújo (Ascoi), Sandoval Bastos (Coget), Rafael Paraiso (Cpger), Ana Carolina (Cpger), Emanoelle Sousa (Cogec), Valdir Silva (Cogec), Isau Chaves (Cpcop), Sergio Rodrigues (Coafi), Ygor Cruz (Cotec), Marcos Vasconcellos (Cofip), Régis Benevides (PLO), Ricardo Pinto (Copat), Carolina Souza (Coafi) e Ricardo Ribeiro (Comge). A colaboradora da Comge, Neyanne Carneiro, forneceu o suporte na aplicação do modelo.