Seplag visita unidades habitacionais construídas com recursos do Fecop

3 de abril de 2024 - 17:04 # # #

Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) realizou uma visita técnica, nesta quarta-feira (3), para monitorar a entrega de 30 unidades habitacionais no município Massapê. A construção foi realizada a partir de um convênio entre a Secretaria das Cidades e a Prefeitura de Massapê e teve recurso do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), que é administrado pela Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP) da Seplag. A cerimônia de entrega das chaves das casas foi em setembro de 2023, após seis meses de obra.

“Eu morava em uma casa de taipa que estava quase caindo. Quando chovia, eu, meu filho e minha neta tínhamos que jogar as coisas, porque ficavam todas molhadas. Esta casa aqui, que Deus mandou para mim, não chove dentro, não molha. Eu não podia pagar aluguel, então isso aqui foi uma maravilha e mudou minha vida”, afirmou Maria Queila, de 52 anos, uma das moradoras beneficiadas.

Para o coordenador da CPCOP e secretário executivo do Fecop, Isaú Neto, o recurso aprovado pelo Conselho consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS) para as unidades habitacionais deu frutos que já podem ser vistos de forma concreta. ‘’Nós do Fecop ficamos muito felizes, pois conseguimos contribuir com a melhoria de vida de várias famílias que antes tinham condições precárias, em casas de taipa ou barracas feitas de lona. Hoje nós vemos que eles têm um lar e um sentimento de pertencimento. Isso é muito bom para o nosso trabalho, pois a gente percebe que contribuiu para a mudança de mais de uma centena de pessoas beneficiadas com esses 30 lares”, comentou o coordenador após visitar as famílias.

Segundo o engenheiro da Prefeitura de Massapê, João Batista, os moradores viviam em residências precárias, em situação de vulnerabilidade social. “Foi uma grande transformação na vida dessas famílias. Elas foram tiradas de uma situação bem difícil e estão vivendo de uma forma mais digna e humana. Para a gente da Prefeitura, foi um diferencial ter o Governo do Ceará como parceiro”, destacou.Cada casa tem dois quartos, um banheiro, uma sala, uma cozinha americana e uma área de serviço, tendo uma área total de 36 metros quadrados.

Também estavam presentes na visita o orientador da Célula de Monitoramento de Programas e Projetos (Cempp), Valberg Cavalcante; a técnica Shirly de Melo; o orientador da Célula de Análise de Programas e Projetos de Superação da Pobreza (Ceasp), Airton Falcão; e a assessora técnica Arícia Pinheiro.

Fecop

O Fundo Estadual de Combate à Pobreza é um fundo estadual de gestão, de natureza contábil, cuja finalidade consiste em viabilizar para a população em situação de pobreza e extrema pobreza, do estado do Ceará, acesso a níveis dignos de subsistência mediante a aplicação de recursos em ações suplementares de assistência social, nutrição, habitação, educação, saúde, saneamento básico, reforço, da renda familiar, combate à seca, desenvolvimento infantil e outros programas de relevante interesse social, de modo a promover a melhoria da qualidade de vida.