Treinamento do BID orienta técnicos sobre elaboração de termos de referência de TIC

8 de abril de 2024 - 14:32 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O êxito dos programas governamentais depende de uma série de fatores, incluindo a elaboração adequada e em tempo hábil de documentos como os termos de referência. Para garantir a qualidade e a agilidade necessárias para a elaboração dos termos de referência (TR) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) Ceará Mais Digital da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), realizou, na manhã desta segunda-feira (8), um treinamento voltado para os técnicos do Programa Ceará Mais Digital e do Programa de Modernização do Judiciário Cearense (Promojud).

O encontro ocorreu no auditório da Seplag e foi aberto pela secretária do Planejamento e Gestão do Ceará, Sandra Machado, que destacou a importância do BID para garantir os recursos financeiros e a formação técnica dos agentes públicos para a execução dos programas. “O BID deixa um legado de formação inestimável na execução dos programas. Agradecemos a disponibilidade do BID para nos ensinar a trilhar de forma mais consistente o caminho inicial e fundamental para executarmos os nossos projetos em um tempo mais curto”, afirmou.A abertura do treinamento contou ainda com as presenças do secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag-CE, Auler Gomes, e da coordenadora da UGP, Jackeline Nobre. “Esse treinamento é fundamental. Dele, vamos colher o que plantamos. O plantio começa agora, na elaboração dos termos de referência. A partir daí, traremos os melhores serviços de Tecnologia da Informação para o Ceará”, destacou Auler Gomes.

Conteúdo

O treinamento foi conduzido pelo engenheiro de sistemas e mestre em Inteligência Artificial Horacio Nemeth, que atua como consultor independente do BID há mais de nove anos. Durante sua explanação, o palestrante abordou conceitos gerais sobre os termos de referência, como sua estrutura e critérios de avaliação, e conceitos relativos à Tecnologia da Informação e Comunicação, incluindo pontos como propriedade intelectual, níveis de serviço, requisitos indefinidos e contratação de Cloud, dentre outros.

Saiba Mais

O Programa Ceará Mais Digital, executado pela Seplag, por meio da UGP, é uma importante iniciativa do Governo do Ceará que busca transformar a gestão pública e melhorar a prestação de serviços aos cidadãos. O Programa Ceará Mais Digital começou a ser executado em 2023 e tem prazo de 60 meses. São contemplados os seguintes eixos: Unificação dos canais de atendimento; Conectividade e cibersegurança; Transformação digital e interoperabilidade; Privacidade dos dados; Integração e exploração dos dados; Competência digital; e Governança.

A iniciativa também beneficia o Ministério Público do Ceará, que conta com parte dos recursos para o MPCE + Digital, que prioriza as áreas de Gestão, Tecnologia e Soluções. De acordo com o órgão, o objetivo é impactar pessoas que atuam no Ministério Público, com uma visão mais eficiente, ágil, inovadora e criativa para enfrentar os desafios e entregar o melhor resultado para a sociedade.

O Promojud é uma iniciativa pioneira no País, que envolve investimentos para promover uma mudança profunda e estrutural na Justiça do Ceará, com foco na transformação digital. O Promojud possui duas linhas de atuação: Aprimoramento dos serviços ao cidadão e Fortalecimento da governança e da gestão.

No total, serão investidos US$ 35 milhões de 2022 a 2026, oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de recursos próprios do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A operação de crédito do Promojud tem como mutuário o Governo do Estado do Ceará, sendo o TJCE o responsável pela execução do programa.