Gestores do CCTD planejam programação de capacitações para o 2º semestre

19 de junho de 2024 - 16:57 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A programação de cursos, eventos e ações educativas que o Centro de Competência para Transformação Digital (CCTD) realizará no segundo semestre de 2024, em parceria com empresas de tecnologia, foi discutida durante reunião realizada, nessa segunda-feira (17), na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE). O encontro reuniu representantes dos entes que compõem o CCTD – Seplag, Escola de Gestão Pública (EGP), Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Secretaria do Trabalho e Emprego (SET), Casa Civil e Íris Lab Gov – e da Amazon Web Services (AWS), uma das empresas que possuem memorando vigente com o Governo do Ceará.

Na ocasião, foram discutidas ações de capacitação em parceria com a AWS em áreas como governança de dados, segurança da informação, inteligência artificial e fundamentos de computação em nuvem para colaboradores e servidores públicos. “Decidimos aplicar esses cursos em conjunto com a Escola de Gestão Pública, alinhando-os ao projeto BigData e outras iniciativas de transformação digital. Além disso, abordamos a formação em computação em nuvem para estudantes da rede pública e a capacitação em empreendedorismo e startups, visando impulsionar a transformação digital nessa área”, contou o gerente de projetos de Governo Digital da Seplag-CE, Antônio Oliveira de Andrade Guimarães Júnior.

O gerente de Desenvolvimento de Negócios para Setor Público da AWS, Rubem Saldanha, destacou que a empresa que representa busca acelerar projetos a partir de programas desenvolvidos por eles. “Nosso objetivo é acelerar o que vocês precisam e querem fazer. A ideia é que vocês fiquem o mais independente possível da AWS”, disse.

Saldanha lembrou ainda que a AWS vem atuando com o Governo do Ceará desde o início do processo de transformação digital do Estado, ainda com o ex-governador Camilo Santana. De acordo com ele, o exemplo cearense tem inspirado outros entes federados. “Outros estados estão fazendo trabalhos inspirados no Ceará. Temos atuado com o Piauí, com o estado de São Paulo e com o município de São Paulo, mas tudo começou no Ceará”, afirmou.

O CCTD foi instituído pelo Governo do Ceará por meio do Decreto nº 34.435, de 9 de dezembro de 2021. Trata-se de um programa intersetorial que tem o objetivo de coordenar políticas públicas estratégicas voltadas para a transformação digital do Estado do Ceará. Cabe ao CCTD coordenar as colaborações estabelecidas, por meio de memorandos de entendimento, entre empresas de tecnologia parceiras da Etice e o Governo do Ceará. Atualmente, além da AWS, o CCTD possui memorandos vigentes com as empresas Google e Microsoft.