Seplag participa de workshop sobre investimentos e tributações em Portugal
25 de junho de 2024 - 12:13 #Alexandre Cialdini #Portugal #Tributações
TEXTO: Karlla Gadelha - Ascom Seplag
O secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, participou, nesta terça-feira (25), do Workshop Investimentos e Tributações, que ocorreu no Centro Cultural e Científico de Macau, em Lisboa, Portugal. O evento, iniciado nesta segunda-feira (24), teve como foco as discussões das maiores e mais atuais questões em torno da nova tributação mundial.
Ao lado do Conselheiro do Banco de Portugal e ex-Ministro da Fazenda do Brasil, Joaquim Levy, o secretário Cialdini participou como debatedor do painel “Atração de investimentos para reconstrução e modernização de economias e suas regiões”, com o tema Formulação de programas de resiliência e reconstrução; experiência europeia de desenvolvimento regional. A moderação foi de Luciano Fuck, professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
“A cooperação fiscal interfederativa e a governança coordenada entre os entes da federação serão instrumentos imprescindíveis para fazermos uma trajetória importante para o novo regime tributário. Precisamos integrar rapidamente as nossas bases de dados fiscais para gerarmos informações críveis na atração de investimentos nacionais e, fundamentalmente, internacionais. É importante destacar ainda que a reforma tributária, com a transição para a cobrança no destino, possibilitará acordo de cooperação institucional para termos um programa de educação fiscal em nível federal”, explica o secretário Cildini.
O Workshop Investimentos e Tributações foi realizado pelo Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), com o propósito de discutir os impactos das mudanças tributárias e financeiras no Brasil, em Portugal e alguns outros países da Europa, produzindo, assim, conhecimento para integrar os países.
Ao longo da programação dos dois dias de evento foram abordados os aspetos conceituais e as experiências internacionais mais recentes e próximas, com a participação de especialistas de diversas nacionalidades. Entre painéis e mesas redondas, o primeiro dia foi dedicado aos indivíduos. O segundo teve como foco os negócios.
O secretário Alexandre Cialdini viajou para Portugal sem custos para o Estado.