Seplag recebe técnicos do BID para missão de avaliação do Ceará Mais Digital

5 de julho de 2024 - 14:48 # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O Governo do Ceará está empenhado em promover a transformação digital dos seus serviços para elevar a eficiência da administração pública e a qualidade das entregas para os cidadãos. Parte considerável desse processo está sendo feita por meio do Programa Ceará Mais Digital, iniciativa executada pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), com parte dos recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para acompanhar o andamento das entregas do Programa, ocorreu, nos dias 4 e 5 de julho, na sede da Seplag-CE, uma missão com a equipe do BID e representantes dos demais órgãos que também integram o Ceará Mais Digital: Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

O evento foi aberto pelo secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, que citou o economista estadunidense Joseph Stiglitz, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, para destacar a importância do Programa Ceará Mais Digital. “O que uma sociedade mais quer de um governo é eficiência e justiça. Eu diria que isso se faz também com a transformação digital. Com isso, fazemos com que a transparência ativa chegue ao cidadão. Queremos que a população visualize que os produtos do Ceará Mais Digital melhoraram a vida das pessoas. Queremos que os cidadãos identifiquem e utilizem melhor as políticas públicas. Essa é a nossa missão”, afirmou.

O titular da Seplag-CE ressaltou ainda a importância da integração das iniciativas estaduais com as gestões municipais para que haja verdadeiramente benefício para a população. “Enxergamos esse processo como uma dinâmica interfederativa. A ideia é compartilhar e cooperar com o poder público local. É fundamental que a gente espelhe e ceda aos municípios o que for possível para que eles também também façam a sua governança de forma digital, garantindo que os produtos cheguem à sociedade”, disse Cialdini.

Também participaram da Missão o secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag-CE, Sidney Leão; a coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) Ceará Mais Digital da Seplag-CE, Jackeline Nobre; o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos; o presidente da Etice, Francisco Barbosa; e a assessora de Desenvolvimento Institucional do MPCE, Daniela Carneiro. Pelo BID, participam presencialmente Mariano Lafuente (especialista principal em Modernização do Estado); Santiago Paz (especialista sênior em Modernização do Estado); Fátima Cartaxo (consultora sênior em Gestão Pública); Martina Bergues (consultora em Governo Digital); e Vanessa Moura (analista de Projeto). Ao longo da programação de dois dias, também houve a participação virtual de técnicos do BID. O encontro contou ainda com as contribuições dos técnicos ligados aos projetos que integram o Programa Ceará Mais Digital.

Entregas e programação

A coordenadora da UGP apresentou os principais resultados dos trabalhos do Programa Ceará Mais Digital, que começou a ser executado em 2023 e tem prazo de 60 meses. De acordo com ela, o Programa contempla os seguintes eixos: Unificação dos canais de atendimento; Conectividade e cibersegurança; Transformação digital e interoperabilidade; Privacidade dos dados; Integração e exploração dos dados; Competência digital; e Governança.

Jackeline Nobre informou que, em 2023, a Seplag registrou as seguintes entregas no Programa Ceará Mais Digital: Governança digital e estratégia de transformação digital implementada e Processos corporativos melhorados, automatizados e digitalizados. A Etice registrou como entrega a Infraestrutura digital para eficiência energética e conectividade aprimorada. Para 2024, estão programadas seis entregas da Seplag, uma da Etice e três do MPCE.

Em relação aos recursos, a coordenadora da UGP apresentou os números da execução do Programa até o momento e lembrou que o Ceará Mais Digital conta, ao todo, com US$ 38,7 milhões, sendo US$ 31 milhões obtidos pelo empréstimo com o BID.

Valor público

Ao encerrar o primeiro dia da Missão, o secretário Alexandre Cialdini agradeceu à equipe do BID e aos técnicos do Programa Ceará Mais Digital e reforçou a importância de olhar pelo foco do cidadão para acelerar e otimizar as entregas a fim de gerar valor público.

“Olhem sempre para quem demanda o serviço. Sintam-se como o povo: o Estado me oferece esse serviço com celeridade e eficiência? Vamos nos colocar sempre nessa situação. Quando nos colocamos na situação do outro, percebemos o quanto podemos avançar, o quanto a nossa capacidade pode gerar resultado e valor público. Não podemos nos esquecer de que estamos gerando valor público. Estamos atuando para termos uma sociedade mais igualitária e mais justa”, concluiu.