Seplag recebe reunião da Menp e fortalece diálogo com servidores estaduais

12 de julho de 2024 - 13:25 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Spelag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

“Não existem políticas públicas sem pessoas. Estaremos atentos às demandas dos servidores, que são legítimas, mas sempre olhando para o equilíbrio fiscal. Sem equilíbrio fiscal, nós não avançamos”. A declaração foi dada pelo titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Alexandre Sobreira Cialdini, durante sua primeira reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), com o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec). Realizado na sede da Seplag-CE nessa quarta-feira (10), o encontro marcou o fortalecimento do diálogo entre o Governo do Ceará e os servidores estaduais das diversas categorias.

A representante do Fuaspec, Patrícia Gomes de Matos Teixeira, apresentou ao grupo gestor da Seplag-CE informações gerais sobre o Fórum, que reúne 40 entidades representativas dos servidores públicos, e a importância de mesa de negociação. “A Menp é uma das maiores conquistas dos servidores estaduais, é um momento essencial para avançarmos nas demandas apresentadas”, reforçou.

Para exemplificar a relevância do alinhamento entre o equilíbrio das contas públicas, o atendimento às demandas dos servidores e os avanços nas políticas públicas que proporcionam desenvolvimento socioeconômico aos cearenses, o secretário Alexandre Cialdini citou o êxito do Governo do Ceará em áreas como educação e gestão dos recursos hídricos. “O equilíbrio fiscal alcançado pelo Ceará propiciou que o Estado se tornasse uma referência nacional e internacional em Educação e também em gestão dos recursos hídricos”, disse, reforçando a importância dos servidores para o êxito das ações da administração pública e informando que está sendo criada na Seplag-CE uma secretaria executiva exclusiva para a área de pessoas que deverá balizar as políticas públicas específicas.

Na ocasião, o secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag-CE, Garrido Braga, afirmou que será enviado um ofício para as setoriais para que sejam fortalecidas as mesas de negociações em todos os órgãos/entidades do Governo do Ceará. “A Seplag-CE fará as comunicações para que as mesas setoriais sejam reabertas, sempre lembrando que é uma prerrogativa das próprias secretarias organizarem esse processo. Reforçaremos também uma coordenação para identificarmos o que pode ser abordado nas mesas setoriais e na mesa central”, afirmou.

O secretário Alexandre Cialdini lembrou ainda que o fortalecimento do diálogo com os servidores é uma orientação do governador Elmano de Freitas. Ele também reforçou que as negociações serão conduzidas buscando a convergência dos interesses individuais e coletivos. “Essa é a melhor das situações. Trabalharemos nessa linha. Assim, teremos êxito”, disse.

Também participaram da reunião o secretário executivo de Políticas Estratégicas para Liderança, Sidney Leão; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Guilherme França Moraes; o procurador da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Marcelo Capistrano Cavalcante; a técnica da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Seplag, Jaianny Pinheiro; e os demais representantes do Fuaspec: Josélia Silveira Lins, Rita de Cássia Gomes de Araújo, Valdenia Costa de Paulo Gurgel e Manuel Carlos da Costa.

A próxima reunião mensal da Menp ocorrerá no dia 12 de agosto.