Seplag participa da abertura do Agosto Lilás
2 de agosto de 2024 - 15:31 #Abertura #Ações #Agosto Lilás
Ascom Seplag
A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) participou, na última quinta-feira (1º), da solenidade de abertura das ações do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. A agenda ocorreu no Palácio da Abolição e contou com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, e outras autoridades. Na oportunidade, representaram a Seplag a coordenadora de Gestão e Desenvolvimentos de Pessoas, Lorena Wendt; o orientador de Célula, Gleilton Silas; o analista de Gestão Pública, Wagner Nery; e a assistente administrativo, Mariana Reis; os três últimos lotados na Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimentos de Pessoas (CGDep).
Durante a solenidade, o Governo do Ceará lançou o Projeto Cientista Chefe das Mulheres, uma parceria entre a Secretaria da Mulheres (SEM) e as universidades estaduais do Ceará (Uece) e Regional do Cariri (Urca), que mapeará, através de dados, a violência contra a mulher no estado, de forma a subsidiar novas ações.
O projeto é realizado pelo Observatório de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Observem) em parceria com o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados (LabGeo) da Uece e o Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Urca, e nele serão desenvolvidos mecanismos para mapear dados e compreender os cenários de violência, e assim contribuir para a redução da violência contra as mulheres e população LGBTQIA+ protegidas pela Lei Maria da Penha.
Dentro do projeto serão gerados produtos como uma Plataforma Web com API para Integração de Bancos de Dados com informações sobre a violência contra as mulheres e população LGBTQIA+ protegidas pela Lei Maria da Penha no Ceará; relatório de indicadores de enfrentamento da violência contra as mulheres e população LGBTQIA+ no Ceará; protocolo unificado de atendimento às mulheres em situação de violência; e o fortalecimento das ações do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Região do Cariri.
Com informações do portal do Governo do Ceará