2º CE Gov Talks explora desafios e oportunidades na digitalização dos serviços públicos
5 de agosto de 2024 - 17:19 #CE Gov Talks #Digitalização #Serviços Públicos
Raquel Mourão - Ascom Seplag
A Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação (Coget), promoveu, na última sexta-feira (26/7), a segunda edição do “CE Gov Talks”. O evento teve como tema “O Governo do Futuro chegou: desafios e oportunidades na construção de uma base estruturante para a inovação nos serviços públicos” e foi conduzido pelo consultor Leandro Castro, especialista nas áreas de Transformação Digital, Inovação e Economia de Plataforma.
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Leandro Castro destacou a importância da transformação digital governamental, com base em experiências internacionais, como as da Estônia, Singapura, Dubai, China e Índia. Segundo ele, a Estônia, com 99% dos serviços públicos digitalizados, serve como modelo de governo digital, embora alguns processos, como o divórcio, ainda requeiram interação física.
“O que é esse governo do futuro? O que é o governo digital? É um processo de transformação dentro da máquina pública para modernizar a administração, mas isso passa por cultura, infraestrutura, design, não o aspecto visual, mas o design de experiência, com foco em melhorar a vida das pessoas físicas e jurídicas e transformar a sociedade como um todo”, disse o consultor.
Para Castro, a transformação digital no setor público oferece oportunidades significativas, como a melhoria na prestação de serviços, a redução de custos e o aumento da transparência, prometendo uma administração mais eficiente e acessível. No entanto, ele alertou para os desafios envolvidos, que incluem a segurança cibernética, a resistência a mudanças, a fragmentação de dados e a regulamentação desatualizada.
O especialista citou ainda elementos essenciais para a construção de um governo digital, como a identidade forte e segura, a interoperabilidade e a criação de um portal único de serviços. Segundo ele, a autenticação robusta é fundamental para garantir a confiança dos serviços digitais, enquanto a interoperabilidade permite a troca segura e eficiente de dados entre diferentes organizações. Castro acrescentou que um portal único facilita a execução ágil das demandas pelos cidadãos.
“Qual é o mundo que a gente acredita que precisa chegar? Um mundo em que dados, operações e serviços sejam interoperáveis com segurança, autenticados e acessíveis, permitindo que as informações consigam circular e as transações sejam rastreáveis”, disse Castro, complementando que isso contribuirá para a melhoria da vida das pessoas e das empresas”, afirmou Castro.
O titular da Coget, Márcio Morais, destacou os avanços no projeto de transformação digital do Governo do Ceará, mencionando inovações no portal Ceará Digital e no aplicativo de serviços Ceará App. Ele também anunciou que o Estado vai contar com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apoiar órgãos que estão com dificuldades tecnológicas. “Estamos prontos para transformar o Ceará em um estado mais digital e eficiente.”
O gerente de Tecnologia da Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar), Carlos Barreto, elogiou a iniciativa da Seplag de promover encontros semanais para discutir a inovação digital. “A palestra, seguida de um debate sobre as iniciativas e serviços já disponíveis, me permitiu entender o quanto o Governo está comprometido em proporcionar um serviço mais rápido e prático a todos os seus cidadãos. Isso me deixa entusiasmado e ansioso pelo dia em que teremos a maior e melhor plataforma de serviços.”
Mais sobre o Gov Talks
O CE Gov Talks é um bate-papo online destinado à troca de experiências e conhecimento entre gestores e equipes técnicas da área de Tecnologia da Informação (TI) do Governo do Estado. O projeto conta com a parceria da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).
Durante os encontros, são abordados estudos de caso de projetos bem-sucedidos, ferramentas inovadoras e soluções tecnológicas de fornecedores e parceiros. As conversas são realizadas por videoconferência às sextas-feiras e têm duração de até uma hora. As gravações das reuniões ficam disponíveis posteriormente para os interessados.