Palestra sobre dignidade menstrual marca programação de agosto na Seplag
26 de agosto de 2024 - 13:55 #Agosto Lilás #Dignidade Menstrual #Palestra
Dennis Moraes - Ascom Seplag
A última sexta-feira (23) foi marcada pela palestra “Dignidade Menstrual” na Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE). Conduzida pela mestra em Direitos Fundamentais e especialista em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos, Clara Teles, o momento fez parte de uma série de eventos promovidos pela Secretaria para discutir o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Durante a apresentação, Clara Teles destacou a realidade da pobreza menstrual, relacionando com a necessidade de políticas públicas voltadas para essa questão. A especialista discutiu como a precariedade menstrual afeta a vida de pessoas que menstruam, especialmente meninas negras e de baixa renda. “Diferente do que muitos pensam, esse assunto não é exclusivo das mulheres. Todos nós nascemos de uma mulher e convivemos diariamente com mulheres. Portanto, essa é uma questão de saúde pública”, enfatizou.
A especialista explicou que a pobreza menstrual é caracterizada pela ausência de recursos materiais, infraestrutura e falta de conhecimento sobre a menstruação. “Esse tema surgiu com muita força durante a pandemia, quando famílias pobres tiveram uma ligação profunda com as desigualdades sociais. É crucial entender que a pobreza menstrual não se resume apenas à falta de recursos financeiros”, afirmou.Para a colaboradora da Seplag-CE, Mary Ana Pinheiro, o assunto tem muita importância nos tempos de hoje. “Como a Clara mencionou, a menstruação ainda é um tabu para muitas pessoas. Iniciativas como essa são essenciais para desmistificar conceitos e combater termos pejorativos que, infelizmente, ainda enfrentamos sendo mulheres. É fundamental que tanto homens quanto mulheres participem dessas discussões”, exclamou.
O servidor Wagner Nery também sinalizou a importância de desenvolver políticas públicas que enfrentem essa questão social. “Precisamos disseminar o conhecimento sobre a pobreza menstrual para formar uma massa crítica capaz de elaborar políticas que resolvam ou, pelo menos, atenuem esse problema. Trata-se de uma questão cultural e é crucial que as políticas públicas abordem essa realidade para melhorar a vida das mulheres afetadas”, pontuou.
Programação Agosto Lilás
A programação será encerrada no dia 30 de agosto, com a roda de conversa “Eles falando sobre machismo”, mediada pelo criador de conteúdo sobre masculinidade, Leonardo Ribeiro. Esses eventos fazem parte de uma iniciativa da Seplag-CE para promover a conscientização e o debate sobre temas fundamentais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.