Seplag-CE recebe visita do Governo do Espírito Santo para troca de experiências

4 de setembro de 2024 - 17:25

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) recebeu, na manhã desta quarta-feira (4/9), a visita de gestoras da Secretaria de Economia e Planejamento do Espírito Santo (SEP-ES) para conhecer as boas práticas do órgão cearense. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas da Coordenadoria de Gestão Estratégica de Projetos (CGpro) da Seplag, incluindo o Plano Estratégico de Longo Prazo (PLP) – Ceará 2050 e uma ferramenta de Business Intelligence (BI) que otimiza a captação de recursos não onerosos.

O titular da CGpro, Saulo Braga, deu as boas-vindas às subsecretárias Andressa Pavão (Planejamento e Projetos) e Lílian Siqueira (Captação de Recursos) e disse que o encontro fortalece a cooperação entre os dois estados. “Receber a visita das gestoras capixabas é motivo de grande alegria e orgulho para a nossa secretaria. Reforça o reconhecimento das boas práticas implementadas pela Seplag, com ênfase no impacto positivo do Ceará 2050. Estamos entusiasmados em compartilhar nossas experiências e aprender juntos para continuar avançando em prol do desenvolvimento e da inovação.”

A subsecretária Andressa Pavão elogiou o trabalho desenvolvido pela Seplag-CE na área de planejamento estratégico. “Chamou minha atenção o fato de o Ceará 2050 estar na Constituição. Vocês formalizaram isso constitucionalmente, o que transforma essa tarefa em uma obrigação do Estado e destaca a importância que isso tem para o Governo do Ceará. A parceria com a universidade também é interessante, pois atua como um órgão de apoio na construção do plano. O grande desafio agora é construir uma governança eficaz para transformar esse plano em uma realidade concreta para toda a sociedade. Esse é o grande desafio: tornar o sonho de um planejamento estratégico em realidade.”

Lilian Siqueira ressaltou a importância e a eficiência do BI na gestão de recursos e na implementação de políticas públicas. “A ferramenta que vocês estão utilizando mostra a fidelidade dos dados, importando informações diretamente do portal do Transferegov. Além disso, facilita a tomada de decisões e auxilia as secretarias na busca de outras fontes de recursos. A partir do momento que você faz a captação de recursos não onerosos, você também potencializa o orçamento do Estado, permitindo a ampliação das políticas públicas e a melhoria da qualidade de vida através de recursos, sem a necessidade de novos procedimentos, como uma operação de crédito, que pode ser muito mais longa.”

Participaram ainda do encontro a assessora especial do Ceará 2050, Aparecida Façanha, e os analistas de Planejamento e Orçamento, Iran Melo e Luiz Carlos Antero.