Seplag participa de evento do G20 e de reunião com Secretarias Estaduais de Planejamento
27 de setembro de 2024 - 14:51 #Conseplan #G20 #Gestão #Planejamento
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Spelag
Os desafios para o desenvolvimento sustentável sob uma perspectiva colaborativa entre o setor público, a iniciativa privada e o terceiro setor estão sendo discutidos durante o evento internacional Side Event G20 by FDC e Conseplan e o Seminário do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), realizados entre os dias 25 e 27 de setembro, em Nova Lima (MG), com a participação da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE). A Pasta está sendo representada pela secretária executiva de Planejamento e Orçamento, Naiana Corrêa. Ao todo, cerca de 300 líderes, especialistas, executivos e gestores públicos estão debatendo soluções para os desafios globais e locais de políticas públicas.
O Side Event G20 é fruto de uma parceria entre a Fundação Dom Cabral (FDC) e o Conseplan. O evento integra as iniciativas do T20, grupo de trabalho do G20 que reúne instituições e centros de pesquisas de diversos países para debater temas como desigualdade, transição energética e governança global, dentre outros. “É um momento extremamente importante para unirmos conhecimentos e compartilharmos experiências que possam propiciar o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável “, destaca a secretária executiva Naiana Corrêa.
Planejamento de longo prazo
Entre os temas discutidos durante o Seminário Conseplan, está o “Brasil 2050 – a estratégia de longo prazo”, semelhante à iniciativa desenvolvida no Ceará por meio do planejamento de longo prazo (PLP) Ceará 2050. “Nosso Estado tem muito a contribuir com os debates propostos no evento, uma vez que somos um dos pioneiros em áreas como planejamento de longo prazo e planejamento sensível a questões como raça e gênero, além de sermos referência nacional em planejamento e orçamento”, acrescenta a secretária executiva.
A programação dos eventos também inclui debates sobre cenários políticos e econômicos em tempos de incerteza, neurociência e liderança para execução colaborativa e transformação digital, dentre outros.