Programação especial alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama
2 de outubro de 2024 - 10:46 #Outubro Rosa #saude
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | ARTE: Matheus Moraes - Ascom Seplag
Mais de 73,6 mil novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no Brasil em 2023, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para além de uma estatística, o dado é um alerta sobre a relevância de discutir o tema e incentivar o diagnóstico precoce da doença, debate que ganha força neste mês, com a campanha Outubro Rosa. A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) também está engajada na campanha e preparou ações especiais para o mês.
No próximo dia 18, haverá uma exposição com macromodelos de mama, uma roda de conversa com o tema “Alimentação saudável como estratégia de prevenção do câncer de mama” e um lanche com alimentos saudáveis que ajudam na prevenção da doença. As ações, que ocorrerão no terceiro andar edifício Seplag, serão realizadas por meio da Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGdep) da Seplag, com apoio da Assessoria de Comunicação da Pasta e parcerias do Sesc-CE e da Associação dos Servidores da Seplag (Asseplag).
A manutenção do peso corporal adequado por meio da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos está entre as ações de prevenção ao câncer de mama indicadas pelo Inca, que também orienta que as pessoas evitem o consumo de bebidas alcoólicas.
Em relação aos sintomas, o Inca destaca que é necessário ter atenção e investigar com os profissionais de saúde situações como o aparecimento de caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquido de um dos mamilos; e pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. “Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama”, destaca o Inca.
Campanha interna
Para orientar e sensibilizar servidores e colaboradores sobre a importância do tema, a Seplag-CE também preparou uma campanha especial de comunicação interna, com cartaz fixado nos quadros de avisos, banner na intranet, pop-up nos computadores, notícia e comunicação nas redes sociais.