Reunião do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação será nesta sexta-feira (11)

9 de outubro de 2024 - 11:31

Texto - Raquel Mourão

Nesta sexta-feira (11), às 8h30, o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do Ceará realizará uma reunião ordinária, de forma remota, para discutir a implementação das políticas de governança digital no Estado. A atividade contará com a participação de representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Casa Civil, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Trabalho (SET), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih).

Na pauta do encontro, estão a atualização do regimento interno do CGTIC, a apresentação de decreto com as estratégias para a digitalização de serviços, o detalhamento do Plano de Transformação Digital e propostas para a regulamentação do uso de tecnologias GPT (Generative pre-trained transformers – Transformador pré-treinado generativo, em tradução livre para o português) nos processos administrativos.

O titular da Seplag, Alexandre Cialdini, reforça a importância da agenda para definir estratégias que promovam uma governança digital eficiente, alinhada às demandas contemporâneas e à modernização da gestão pública. “A participação de todos é essencial para garantir que as decisões reflitam as melhores práticas do setor e atendam às necessidades da sociedade cearense.”

Atribuições CGTIC

– Liderar esforços para garantir que as práticas e políticas de TIC estejam alinhadas aos objetivos estratégicos do Governo;

– Criar diretrizes e estratégias que orientem o uso da TIC, assegurando que essas políticas atendam às necessidades da administração pública e da sociedade;

– Avaliar continuamente as estratégias e políticas existentes, garantindo que sejam efetivas e adaptáveis às mudanças tecnológicas e às demandas sociais.

As propostas de estratégias e políticas formuladas pelo CGTIC são submetidas ao Comitê Superior de Tecnologia da Informação e Comunicação ( CSTIC) para deliberação. Dessa forma, o Comitê atua como um intermediário entre a elaboração das políticas e a sua aprovação em um nível superior.