Primeiro módulo do Pipa aborda a organização do tempo de longevidade

16 de outubro de 2024 - 15:49 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

“O tempo não para”, mas tratá-lo como um “mano velho” para que ele “corra macio”, ainda é um desafio para quem vive na correria do dia a dia de trabalho e, muitas vezes, não percebe que “o tempo voa, escorre pelas mãos”, e, então, o futuro chega rápido, trazendo mudanças que são grandes marcos na vida de cada um, como a aposentadoria. Embora seja algo almejado por todos os trabalhadores, o processo de aposentadoria precisa ser planejado para que ele ocorra de forma tranquila e marque um novo começo de era feliz e saudável. Para auxiliar seus servidores na transição da vida laboral para a aposentadoria, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), realiza, anualmente, o Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa), cuja edição de 2024 teve início nesta quarta-feira (16), no auditório da Pasta.

Organizado pela Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai) da Seplag-CE, o Pipa é destinado aos servidores aptos à aposentadoria de todos os órgãos/entidades da administração pública estadual. “Este é um momento muito relevante para pensarmos nesse processo de transição pelo qual todos passarão. Quando iniciei a minha vida laboral, ainda adolescente, um gestor me ensinou uma lição de vida: não espere o futuro para construí-lo. Comece a construção hoje. Essa é uma lição que serve para todos nós em todos os estágios da vida. Não podemos ir apenas para onde o vento nos leva. Precisamos parar, pensar, refletir e construir a nossa história, sempre verificando se os rumos que estamos tomando vão nos levar ao futuro que a gente almeja. Assim, iniciativas como o Pipa são muito relevantes para que possamos refletir sobre a construção do envelhecimento ativo e para sermos sujeitos da nossa história”, disse o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag-CE, Roziano Linhares, ao abrir a programação do Pipa.

A coordenadora da Copai, Guirlanda Ponte, enfatizou a iniciativa do Governo do Ceará de cuidar dos seus servidores ao longo da vida laboral e também após a aposentadoria. Ela lembrou que a edição deste ano do Pipa foi pensada para contemplar os diferentes perfis dos servidores aptos à aposentadoria, incluindo os que realmente desejam encerrar o ciclo de trabalho no serviço público, os que pretendem se reinventar em suas funções e os que querem desenvolver outras ações após a aposentadoria. “Temos a obrigação de orientar o servidor no seu planejamento de vida abordando questões como orçamento, relações interpessoais, rede de apoio, família e planos futuros. É necessário pensar em tudo que precede a aposentadoria”, disse, reforçando aos participantes do Pipa que eles “têm condições de reescrever as próprias vidas”.

Tempo de longevidade

O primeiro módulo do Pipa, “Organização do tempo de longevidade”, foi ministrado pelo palestrante Phelipe Cabral Nobre, especialista em Gerontologia e em Saúde da Pessoa Idosa. Na oportunidade, ele abordou tópicos como o processo de envelhecimento, perspectivas futuras e necessidade de planejamento da aposentadoria, dentre outros.

“Quando falamos em idosos, não estamos falando sobre doenças e problemas, mas sim de possibilidades de desenvolvimento como cidadãos. Precisamos refletir se o que estamos fazendo hoje está alinhado ao nosso propósito de vida. A aposentadoria deve ser uma decisão pensada e tomada com consciência, responsabilidade e um projeto a longo prazo. A educação é a base para o envelhecimento ativo”, destacou.

Ele lembrou que, desde a concepção da vida, todos estão envelhecendo. “Muitos não estão planejando esse processo de envelhecimento que está acontecendo a todo momento. É necessário pensar em questões como saúde, cuidado espiritual, financeiro, relacionamentos etc. Na aposentadoria, um ciclo se fecha, mas são abertas outras possibilidades. Esse processo precisa ser pensado e planejado para que haja autonomia e independência”, reforçou Phelipe Cabral Nobre.

Próximos módulos

Os próximos módulos do Pipa abordarão “Reposicionamento ocupacional”, no dia 23 de outubro, e “Reinventando carreiras e oportunidades”, no dia 30 de outubro. Os encontros ocorrerão no auditório da Seplag-CE. Para participar, é necessário efetuar a inscrição pelo sistema EGPCE Virtual.

Serviço

Inscrições do Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa) – Edição 2024

Datas: 23 e 30 de outubro

Horário: 8h às 12h

Local: auditório da Seplag (3º andar) – Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, 769 – Cambeba

Inscrições: https://escola.egp.ce.gov.br/formacao/488