Segundo módulo do Pipa aborda reposicionamento ocupacional dos servidores

23 de outubro de 2024 - 12:51 # # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A carreira de servidor público, assim como as demais, não é necessariamente linear e estática. Ao longo dos anos de atividade, o profissional se depara com uma série de escolhas, como mudar de ambiente de trabalho, assumir projetos, funções de liderança e até mesmo se aposentar quando o período exigido pela legislação é alcançado. Estar pronto para realizar essas escolhas de forma consciente, bem como para se adaptar às mudanças externas, é um dos desafios do servidor. Para auxiliar a categoria nesse processo, o segundo módulo do Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa), realizado nesta quarta-feira (23), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), teve como tema o “Reposicionamento ocupacional”.

Voltado para os servidores estaduais aptos à aposentadoria, o Pipa é realizado anualmente pela Seplag-CE, por meio da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) e a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev). A iniciativa é uma oportunidade para preparar os servidores para a transição do trabalho para a aposentadoria e também para estimular a reflexão sobre a carreira para aqueles que desejam permanecer mais tempo na ativa no serviço público.

“Ao longo da sua carreira, o servidor público se vê diante de muitos desafios. Em alguns momentos, até para manter o nível de motivação, para continuar aprendendo, ele precisa, às vezes, mudar de área, aprender uma atividade nova, ter resiliência, estar sempre aberto ao aprendizado, e, por vezes, assumir lideranças de projetos e até assumir gestão. Isso é o que a gente chama de reposicionamento ocupacional. São as diversas escolhas que o servidor público tem que lidar ao longo da sua carreira e vida funcional”, destacou a palestrante Dulce Ane Lucena, que é auditora adjunta da Receita Estadual, mestre em Administração, especialista em Gestão de Recursos Humanos e graduada em Comunicação Social e em Administração de Empresas.

Reflexões

Ao longo da sua apresentação, a palestrante Dulce Ane Lucena convidou os participantes a olharem para si no mundo do trabalho e na vida e a refletirem sobre questões como a sua trajetória no serviço público, as expectativas em relação à instituição e ao trabalho, a necessidade de se reposicionar e o desafio de assumir um novo posicionamento.

“Trouxemos algumas situações para reflexão para que esse servidor público perceba que, quanto mais aberto ao aprendizado e mais flexível ele for, mais ele trabalha a sua resiliência e melhor ele consegue se adaptar às mudanças que vêm do ambiente externo e também às mudanças que as organizações atravessam ao longo da sua existência. Isso impacta não só na carreira do servidor, mas também na sua vida pessoal, na sua saúde física e mental e no seu bem-estar nas organizações. Preparar-se para lidar com esses cenários de mudança, exercitando a resiliência, faz parte desse desafio para o servidor do início da sua carreira até a sua aposentadoria”, concluiu Dulce Ane Lucena.

Módulos

Neste ano, o Pipa foi dividido em três módulos: “Organização do tempo de longevidade”, realizado no último dia 16 e conduzido pelo palestrante Phelipe Cabral Nobre, especialista em Gerontologia e em Saúde da Pessoa Idosa; “Reposicionamento ocupacional”, realizado nesta quarta-feira (23) e conduzido pela servidora pública estadual Dulce Ane Lucena; e “Reinventando carreiras e oportunidades”, que ocorrerá no dia 30 de outubro, ministrado pelo engenheiro civil e de prompt Manoel Enéas Alves Mota.

Todos os módulos estão ocorrendo no auditório da Seplag-CE e transmitidos no canal da Secretaria no YouTube. Para participar, é necessário efetuar a inscrição pelo sistema EGPCE Virtual.

Serviço

Inscrições do Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa) – Edição 2024
Datas: 23 e 30 de outubro
Horário: 8h às 12h
Local: auditório da Seplag (3º andar) – Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, 769 – Cambeba
Inscrições: https://escola.egp.ce.gov.br/formacao/488