Cultura Organizacional e Ética no Serviço Público são temas na Jornada de Aprendizagem

24 de outubro de 2024 - 16:14 # #

Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), deu continuidade à I Jornada de Aprendizagem: Planejamento e Gestão em Foco nesta quinta-feira (24). O segundo dia do evento, realizado no auditório da Seplag, foi marcado por palestras sobre Cultura Organizacional e Ética no Serviço Público Estadual, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos servidores e aprimorar a administração pública.

Para o secretário executivo de Políticas Estratégicas para Liderança, Sidney Leão, a participação dos servidores na Jornada de Aprendizagem demonstra um compromisso com a melhoria contínua e o desenvolvimento profissional. “Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos vocês. O fato de estarem aqui hoje, dedicando seu tempo a esse momento de capacitação, demonstra a iniciativa de buscar sempre melhorias para a gestão pública”, afirmou.O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Roziano Linhares, conduziu a palestra sobre Cultura Organizacional, abordando temas como tipos de cultura, diversidade cultural, mudança organizacional, pilares da cultura do Google, além de significados da palavra “cultura” de acordo com diferentes filósofos. “O antropólogo Edward Burnett Tylor foi um dos primeiros a definir cultura, em 1871, como um sistema de crenças e práticas compartilhadas entre povos e regiões. A cultura é transmitida e consolidada por meio das pessoas, sendo o reflexo de nossa realidade social”, disse.

Na sequência, a assessora de Controle Interno e Ouvidoria da Seplag-CE, Ana Lima, discutiu a Ética no Serviço Público Estadual, apresentando conceitos, etimologia, expoentes da ética, marcos legais no Estado, Código de Ética e Conduta, além de valores e princípios fundamentais. “Quando falamos de ética no serviço público, temos vários instrumentos hoje no Estado que tratam desse tema. Contamos com o Estatuto dos Servidores Civis do Ceará, o Sistema de Ética e Transparência do Estado, o decreto do Código de Ética e Conduta da Administração Estadual, dentre outros”, reforçou Ana Lima.Segundo a assistente administrativa da Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coafi), Ana Carolina Mendonça, as palestras promovidas pela Seplag abriram um importante canal para discussões sobre o que funciona e o que pode ser aprimorado no processo de aprendizagem dentro da Secretaria. “O evento tem ajudado a identificar lacunas e oportunidades de desenvolvimento, além de criar um ambiente de troca de experiências entre servidores e colaboradores”, destacou Ana.

Programação dos próximos encontros

No mês de outubro, ainda ocorrerão três encontros da Jornada de Aprendizagem abordando os seguintes temas: