Transformação Digital e Gestão do Fecop marcam o terceiro dia da Jornada de Aprendizagem
25 de outubro de 2024 - 16:20 #Capacitação #Jornada de aprendizagem
Dennis Moraes - Ascom Seplag
A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), realizou, nesta sexta-feira (25), o terceiro encontro da I Jornada de Aprendizagem: Planejamento e Gestão em Foco, abordando a transformação digital e a gestão do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). O evento ocorreu no auditório da Seplag e tem a finalidade de fortalecer a capacitação dos servidores e aprimorar a qualidade da gestão pública.
“O uso da alta tecnologia permite uma atuação mais automatizada e com maior eficiência, possibilitando que se faça mais em menos tempo. No entanto, a inteligência artificial não substitui a análise humana, que é fundamental para garantir qualidade e responsabilidade”, disse o secretário executivo de Políticas Estratégicas para Liderança, Sidney Leão. Ele acrescentou que “a inteligência artificial pode ser uma grande aliada, mas é essencial que as pessoas estejam preparadas para definir quando um trabalho está satisfatório ou quando precisa de aprimoramento”.Na primeira palestra da manhã, sobre Transformação Digital no Setor Público: Inovação e Mudança, o titular da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (Coget), Márcio Morais, destacou os pilares e desafios da transformação digital no setor público. “Há uma percepção comum de que a transformação é responsabilidade exclusiva da TI, como se fosse suficiente ‘mandar para a TI que ela resolve’. No entanto, a transformação digital se sustenta em um tripé: tecnologia, dados e cultura organizacional. Podemos ter as melhores ferramentas e processos, mas, se o gestor não está comprometido com a mudança, ela não acontece”, explicou Márcio.
O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Francisco Barbosa, esteve presente no momento e reforçou a importância da tecnologia no Ceará, destacando o Cinturão Digital, oportunidades de trabalho, mudança cultural, dentro outros assuntos
Além da apresentação sobre transformação digital, a coordenadora de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP), Carmelita Sampaio, apresentou a atuação técnica da Seplag no suporte estratégico da gestão do Fecop, abordando conceitos básicos, síntese dos enfoques conceituais na América Latina, estratégias para a superação da pobreza e Ferramenta de Bussiness Intelligence.A I Jornada de Aprendizagem continua nos dias 29 e 31 de outubro, com novos temas voltados ao desenvolvimento das competências dos servidores e colaboradores da Seplag.