Seplag conclui Jornada de Aprendizagem com gestão para resultados e inteligência analítica
31 de outubro de 2024 - 16:07 #Capacitação #Jornada de aprendizagem
Dennis Moraes - Ascom Seplag
A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), concluiu, nesta quinta-feira (31), a I Jornada de Aprendizagem: Planejamento e Gestão em Foco. No último encontro, servidores e colaboradores da Seplag debateram sobre o planejamento como facilitador de uma gestão orientada para resultados e inteligência analítica com o objetivo de transformar dados em decisões estratégicas no setor público.
A coordenadora de Planejamento e Gestão para Resultados (Cpger), Lara Costa, apresentou a evolução do modelo de gestão pública até o formato atual, detalhando os principais avanços que consolidaram a orientação para resultados na gestão do Estado. “A orientação para resultados é fazer não por fazer”, afirmou Lara, explicando que cada ação planejada deve ser realizada com o propósito de alcançar mudanças significativas para os beneficiários das políticas públicas. “Nós não atuamos apenas para apresentar entregas para a sociedade. Para impactar verdadeiramente a vida das pessoas, é necessário garantir que as ações planejadas resultem em transformações efetivas para quem será beneficiado”, acrescentou.O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Roziano Linhares, ressaltou a importância de um processo contínuo de aprendizado e revisão do conhecimento. Inspirando-se em ideias filosóficas dos autores Baruch Spinoza e David Hume, Roziano destacou a necessidade de uma “reforma do entendimento humano” para interpretar de forma mais eficiente o que nos cerca. “Se não nos transformarmos um pouco a cada dia acompanhando esse movimento do mundo, vamos ficar para trás”, afirmou, reforçando a importância de momentos de reflexão e aprimoramento constante.Encerrando o ciclo de palestras, o cientista de dados da Seplag, Daniel Bentes, conduziu uma apresentação sobre introdução à inteligência analítica, explicando como a análise de dados tem sido uma ferramenta essencial para a tomada de decisões. “A capacidade de transformar dados em insights nos permite identificar padrões, antecipar problemas e propor soluções. Hoje em dia sabemos que os recursos são escassos. O nível de exigência nessa área é elevado, não só no setor privado, mas também no público”, disse Daniel.
Jornada de Aprendizagem
Ao longo dos cinco dias de evento, a Jornada de Aprendizagem abordou temas como transformação digital, ética no serviço público, educação corporativa e cultura organizacional. O evento consolidou-se como uma iniciativa estratégica para fortalecer as competências dos servidores, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e colaborativo.
Clique aqui para acessar todas as apresentações de slides utilizadas durante a Jornada de Aprendizagem.