Seplag e Setur discutem orçamento e planejamento de longo prazo
1 de novembro de 2024 - 16:58
Dháfine Mazza - Ascom Seplag
O Produto Interno Bruto do Ceará (PIB) cresceu 7,2% no segundo trimestre deste ano, em comparação ao acumulado nos primeiros três meses de 2024. Parte desse resultado pode ser atribuída ao setor de Serviços, que inclui o turismo, uma das principais atividades econômicas do Ceará. Para ampliar o potencial de geração e emprego e renda do turismo no Estado, o Governo do Ceará incluiu no seu planejamento de longo prazo, o Ceará 2025, o programa Orla do Entretenimento, que foi um dos temas discutidos nesta semana pelos titulares da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Alexandre Cialdini, e da Secretaria do Turismo (Setur) Yrwana Albuquerque.
O encontro entre os gestores ocorreu na sede da Seplag-CE e integrou uma série de eventos promovidos pela Pasta para auxiliar as secretarias do Governo do Ceará em temas como demanda orçamentária, captação de recursos, planejamento de longo prazo, gestão do investimento público e a carta de serviços ao cidadão.
De acordo com Ywvana Albuquerque, o programa Orla do Entretenimento busca dar um salto de qualidade na atividade turística estadual, com foco na orla litorânea do Ceará. O programa estrutura-se em frentes que trabalham não somente o desenvolvimento do turismo, mas também as questões sociais, ambientais e culturais que permeiam o território e influenciam a qualidade dos serviços turísticos. A iniciativa engloba uma série de programas emissores de impacto, como o Logística do Atlântico, Ceará seguro, Ativos ambientais, Festivais de cultura e rotas turísticas e Riqueza do mar.
Durante a reunião, que contou ainda com a participação dos secretários executivos e de técnicos da Seplag-CE e da Setur, também foram discutidas questões como execução orçamentária, serviços prestados ao cidadão, iniciativas previstas no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, captação de recursos não onerosos e Parcerias Público-Privadas (PPPs).
A Seplag-CE possui um papel fundamental para o planejamento das políticas públicas e do orçamento para executá-las, além de oferecer aos órgãos/entidades da administração estadual as opções e o conhecimento para a captação de recursos e o consequente reforço dos investimentos necessários para o desenvolvimento socioeconômico do Ceará. Assim, essas reuniões que estamos promovendo com as secretarias do Governo do Ceará possuem grande relevância para alinharmos as ações e garantirmos resultados efetivo para os cidadãos cearenses”, destaca o coordenador de Gestão Estratégica de Projetos (CGPro) da Seplag-CE, Saulo Braga, que está acompanhando as reuniões.