Feira de artesanato valoriza empreendedores no Mês do Servidor
8 de novembro de 2024 - 16:15 #Feira de artesanato #Mês do Servidor
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
O hall de entrada do Edifício Seplag recebeu, nesta sexta-feira (8), os talentos dos empreendedores do Governo do Ceará e dos integrantes do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), executado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE). Vestidos em Richelieu, bonequinhos feitos em crochê, bijuterias, doces e panos de prato decorados foram alguns dos itens comercializados pelos empreendedores, que aprovaram a iniciativa da realização da feira de artesanato na programação comemorativa do Mês do Servidor Público 2024.
O titular da Seplag-CE, secretário Alexandre Cialdini, acompanhou a abertura da feira, parabenizou as artesãs e prestigiou os trabalhos adquirindo peças diversas. “Este é um momento importante para valorizarmos os talentos das pessoas que já deram sua valiosa contribuição ao Ceará, como as aposentadas atendidas pelo PAI, bem como para estimularmos a criatividade das pessoas que ainda estão na ativa. Aproveito para reforçar como todos os servidores do Ceará que a programação do Mês do Servidor está muito completa e bem planejada. Então, participem”, declarou.
Incentivo
A colaboradora da Seplag-CE, Eveline Brandão, uma das expositoras da feira, saiu do evento motivada para reforçar sua produção de doces. “Parabenizo a Seplag pela iniciativa. A minha participação na feira foi bastante positiva. Foi uma excelente oportunidade para mostrar meus bolos, interagir com o público e fortalecer a presença da minha marca. O fluxo dos servidores contribuiu para a participação de todos, resultando em boas vendas. As vendas superaram as minhas expectativas, meus bolinhos foram bastante procurados e, mesmo trazendo uma boa quantidade e diversidade, antes das 10 horas todos foram vendidos. Além disso, as encomendas também foram um destaque — muitos clientes demonstraram interesse em realizar pedidos futuros, o que me deixa bastante otimista para os próximos dias”, contou.
A experiência também foi positiva para a artesã e colaboradora da Seplag-CE, Mayara Silveira, que expôs bonecos confeccionados com a técnica amigurumi. “Gostei muito de participar da feira. Foi uma ótima oportunidade para demonstrar minhas habilidades com o artesanato, onde produzo peças de amigurumi e crochê. Além das vendas dos produtos prontos, que foram muito positivas, houve muita procura nos produtos, o que resultou em diversas encomendas”, disse.
Quem também ficou satisfeita com a ação foi a empreendedora do PAI Maria Luzanira Gomes, de 87 anos, que expôs seus panos de prato ricamente decorados, mostrando um talento que remonta à sua infância. “Com 13 anos, eu já consegui o diploma de corte e costura. Também obtive certificações de crochê e bordado à máquina. Sempre exponho nas feiras do PAI. O evento de hoje também foi muito positivo. Vendi em dinheiro e no cartão”, afirmou.
Consumidores
Quem consumiu os itens também ficou feliz com a ação. A coordenadora do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) da Seplag-CE, Carmelita Sampaio, prestigiou o trabalho das artesãs e garantiu diversos produtos. “Eu acho uma iniciativa excelente. Estimula a produção das idosas que fazem parte do PAI. Elas têm um artesanato muito bonito. Eu olhei todas as banquinhas e comprei muita coisa: panos de prato, bordados, crochês, bijuterias e alimentos. Acho muito importante estimularmos esse empreendedorismo das nossas colegas servidoras que já estão aposentadas”.
Serviço
A programação do Mês do Servidor teve início no último dia 4 de novembro e segue até o próximo dia 29. Clique aqui, confira a programação completa e inscreva-se.