EGPCE e Auditece firmam acordo de cooperação técnica para capacitação de servidores
19 de novembro de 2024 - 10:20
TEXTO: Raquel Mourão - Ascom Seplag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag
A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag-CE), formalizou, nessa segunda-feira (18), um acordo de cooperação técnica com a Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece) para o fortalecimento da capacitação de servidores/colaboradores públicos.
O termo foi assinado pelo diretor da EGPCE, Carlos Eduardo Marino, e pelo diretor executivo da Auditece, Juracy Soares. O secretário executivo de Políticas Estratégicas para Liderança da Seplag-CE, Sidney Leão, e a coordenadora de Educação da EGPCE, Verônica Mota, atuaram como testemunhas.
Firmado na sala de reuniões da Seplag-CE, o convênio visa promover a educação continuada e aprimorar a gestão pública. O acordo também prevê a troca de conhecimentos e o uso de técnicas avançadas para melhorar a administração estatal e elevar a qualidade dos serviços prestados à sociedade cearense.
Inicialmente, a Auditece apoiará a divulgação e a logística do curso especializado sobre o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), que ocorrerá nos dias 25 e 26 deste mês. A capacitação é uma das ações decorrentes do protocolo de cooperação firmado neste ano entre o Governo do Ceará e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), uma referência global em estudos sobre políticas públicas.
Para Carlos Eduardo Marino, a parceria possibilitará o aperfeiçoamento das ferramentas de divulgação das atividades desenvolvidas pela EGPCE. “Estamos articulando esforços para colaborar mutuamente na logística do curso internacional sobre o IVA. Tenho certeza de que essa ação conjunta trará ganhos significativos para os servidores e associados da Auditece, beneficiando todo o Ceará.”
Juracy Soares destacou a relevância da colaboração mútua entre a Auditece e o Governo do Estado. “A gente tem certeza que, desse acordo, virão bons frutos para o desenvolvimento do estado do Ceará, dos municípios como um todo. A questão da sustentabilidade pelo viés da governança é muito importante.”
Já o secretário Sidney Leão ressaltou que o acordo de cooperação é resultado de um processo liderado pela Seplag-CE com o suporte da EGPCE, visando a aproximação com os municípios por meio do programa de governança fiscal interfederativa. “O termo proporciona a troca de conhecimentos e o compartilhamento de custos e logística, abrangendo o curso internacional acerca do IVA. Essa parceria permitirá que os municípios planejem estratégias para implementar o imposto único, aproveitando oportunidades e mitigando riscos, com foco na melhoria da gestão fiscal”, afirmou.