Secretário Cialdini participa do 18° Encontro Estadual de Controle Interno
22 de novembro de 2024 - 16:58 #CGE #Controle Interno #Governança #Inovação #Seplag-CE #Sustentabilidade
TEXTO: Raquel Mourão - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
O titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Alexandre Cialdini, participou, nesta sexta-feira (22/11), do painel “Governança Sustentável”, parte da programação do 18° Encontro Estadual de Controle Interno, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE). O evento reuniu especialistas para discutir a relação entre governança, inovação e sustentabilidade. Ao lado do superintendente da Controladoria Regional da União no Ceará, Luiz Oliveira, e da coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luíza Cruz, o secretário apresentou reflexões sobre os desafios da gestão pública.
Cialdini abordou a importância da governança, destacando conceitos como materialidade, criticidade, relevância e consensualismo na gestão pública. Ele reforçou também a integração de eficiência, eficácia e economicidade para alcançar a efetividade. Além disso, ressaltou a conexão entre política e técnica. “Não estamos distantes da política. Ela faz parte da gente. O ambiente político nos move. Você pode ter o melhor projeto, a melhor pesquisa, mas, se você não tiver um ambiente político favorável, você não consegue repercutir”, disse.
Durante a explanação, o secretário enfatizou também a governança fiscal interfederativa, com destaque para as ações planejadas e transparentes. Como exemplo desse planejamento, ele citou o programa Ceará Um Só, que promove capacitação para lideranças públicas em segmentos como finanças, contabilidade, tributação, entre outras áreas. “Não basta que o estado do Ceará esteja fiscalmente organizado, estruturado. Precisamos trazer os municípios para dentro dessa lógica, envolvendo reforma tributária, responsabilidade fiscal e diálogo com a sociedade, por meio dos programas de cidadania fiscal”, afirmou.
O secretário informou que foram realizados dois seminários Ceará Um Só neste ano. O primeiro ocorreu em julho e tratou da cota-parte do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Já o segundo, realizado em setembro, discutiu os avanços na tributação municipal e a autonomia de controle nos repasses constitucionais. Um terceiro encontro está programado para os dias 5 e 6 de dezembro, com foco na captação de recursos não onerosos.
Mais sobre o evento
Com o tema “Controle Interno Fomentando a Inovação e a Sustentabilidade”, o encontro estadual, realizado no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, explorou como o controle interno pode impulsionar a modernização e a sustentabilidade na administração pública, alinhando governança a tecnologias emergentes e práticas inovadoras.