Seplag apresenta programa Ceará Um Só durante Encontro de Economia do Ipece

22 de novembro de 2024 - 16:54 # #

TEXTO E FOTOS: Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Para estimular o desenvolvimento socioeconômico dos municípios de forma sustentável e harmônica com os avanços do Estado, ampliando o bem-estar social para todos os cidadãos, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), lançou neste ano o programa de governança interfederativa Ceará Um Só, que foi tema da palestra magna do 20ª Encontro Economia do Ceará em Debate, realizado nesta sexta-feira (22), no auditório da Pasta. Na ocasião, o secretário executivo de Políticas Estratégicas para Liderança da Seplag-CE, Sidney dos Santos Saraiva Leão, fez um resgate histórico dos marcos regulatórios interfederativos e abordou os principais pontos do programa Ceará Um Só.

“Em países desenvolvidos, a conjunção entre as unidades federativas já ocorre há bastante tempo. O Governo do Ceará está fortalecendo a governança interfederativa com o Ceará Um Só. Os entes federados possuem interesses em comum. Então, se temos interesses em comum, por que não compartilhar os esforços, de forma que os objetivos sejam atingidos de uma forma mais econômica, em menor tempo e com um impacto aperfeiçoado? O Ceará Um Só entende que a política ou lição deve passar não apenas pelo Estado, mas também por seus municípios. Afinal, antes de morar no Estado, o cidadão mora no município e precisa contar com uma boa política pública”, destacou Sidney Leão.

Ele ressaltou que o programa Ceará Um Só vai muito além da questão fiscal, passa também pelo sistema de cooperação, onde o monitoramento é o mais importante. O secretário executivo da Seplag-CE também destacou que é importante que os municípios tenham receptividade ao programa e que enxerguem que é um jogo de ganha-ganha. “A governança interfederativa produz benefícios para todos: Estado, municípios e cidadãos. Com a governança interfederativa, é possível atuar em áreas de competência do município e fazer com que ele dê um salto de desenvolvimento”, afirmou Sidney Leão.

Sobre o evento

O 20ª Encontro Economia do Ceará em Debate foi realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Seplag-CE. O evento foi aberto para estudantes, pesquisadores, políticos, empresários e demais interessados em debater perspectivas econômicas e sociais do Estado. Na ocasião, foram apresentados 12 estudos sobre questões ligadas ao desenvolvimento socioeconômico. Os três melhores trabalhos foram premiados.