Seplag e SCidades realizam visita aos beneficiários do projeto Fogões Sustentáveis
28 de novembro de 2024 - 12:19 #Fecop #Fogões ecológicos
TEXTO: Karlla Gadelha - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
Com o objetivo de monitorar as ações do projeto “Fogões sustentáveis”, executado pela Secretaria das Cidades com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), ao longo de 2023, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) esteve, nesta quarta-feira (27), no município de Aquiraz, onde a equipe técnica visitou domicílios de beneficiários da iniciativa governamental. Participaram da visita o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini; o secretário executivo de Saneamento da Secretaria das Cidades, Marcos Cals; o secretário de Desenvolvimento de Aquiraz, Alexandre Medeiros; a coordenadora de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza da Seplag, Carmelita Sampaio, e coordenador de Gestão Estratégica de Projetos (CGPro) da Seplag, Saulo Braga. A equipe técnica da Coordenadoria Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP), da Secretaria das Cidades e membros do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS) também acompanharam a agenda.
“Estamos aqui para acompanhar e ver o resultado do trabalho desempenhado pelo projeto, que foi aprovado pelo CCPIS. É importante estarmos aqui com os membros do Conselho, para ver o impacto dos fogões na vida cotidiana das famílias, mas também com essa comitiva maior que lida com as políticas do Fecop”, apontou a coordenadora da CPCOP, Carmelita Sampaio.
A importância do projeto também é enaltecida pelo secretário executivo de Saneamento da Secretaria das Cidades, Marcos Cals. “Esse programa do Governo do Ceará é exitoso, executado como muita cautela e zelo, onde acompanhamos os beneficiários, inclusive com visitas de profissionais in loco”, ressaltou.
“Não basta programar o orçamento, tem que participar também do restante do processo, incluindo essa ação das visitas de monitoramento. O papel da Seplag é formular, programar e acompanhar o processo de execução das políticas. Então, é muito importante que a gente, enquanto gestor de uma área técnica responsável pelo orçamento, tenha a compreensão do que está acontecendo, saiba a dimensão da nossa importância enquanto formulador e executor da política pública. Indo no local, verificando o que a ação pode gerar, estabelecendo a interlocução com os entes envolvidos, a gente pode render muito mais”, pontuou secretário Alexandre Cialdini, que ainda destacou em sua fala a importância do alinhamento e participação dos municípios em ações como o projeto Fogões Sustentáveis.
Os fogões sustentáveis possibilitam o menor consumo de lenha e a redução na emissão de fumaça, além de uma economia significativa no consumo de gás de cozinha. “É muito bom. Reduziu muito meu gasto com gás ou uso da lenha. É um fogão muito limpo e cozinha muito rápido. Só tenho a agradecer por ter sido beneficiada pelo projeto. É uma benção”, celebrou Maria Dolores dos Santos, beneficiada pelo projeto.
O depoimento da dona de casa é compartilhado por Aldenia Lourenço, presidente da Associação dos Pescadores e Marisqueiras da Reserva Extrativista do Batoque, que está a frente da concessão do projeto para as famílias do Batoque, em Aquiraz, e acompanhou toda a visita. “Nossa associação e comunidade estão de parabéns por ter conseguido esse projeto. Temos relatos de donas de casa que conseguem economizar bastante com gás, graças ao uso do fogão sustentável. Agradecemos muito por esse projeto”, reforça.
Fogões Sustentáveis
O projeto, financiado pelo Fecop em 2023, consiste na entrega de fogões que recebem a denominação de ecológicos. Ao todo, 3500 pessoas receberam o item.
Os fogões sustentáveis (ecológicos) apresentam uma versão diferente dos modelos de fogão a lenha convencional, com eficiência energética superior em 96%. Eles possuem tecnologia mais avançada quando o assunto é impacto ao meio ambiente e saúde das famílias, pois necessitam de menos lenha para a combustão e produzem menos fumaça para o interior das casas, reduzindo o número de problemas respiratórios derivados da inalação dessa fumaça emitida pelo fogão.