Governo do Ceará integra 100 serviços entre o Suite e o Portal Ceará Digital
26 de dezembro de 2024 - 13:44 #Ceará Digital #SUITE
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag
Com a integração, é possível abrir processos diretamente pelo Portal Ceará Digital, receber um Número Único de Protocolo (NUP) e acompanhar todas as etapas do andamento, sem a necessidade de acessar o Suite
Para conferir mais agilidade, comodidade e segurança aos cidadãos cearenses no acesso aos serviços ofertados pela administração pública estadual, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), realizou a integração de 100 serviços entre o Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (Suite) e o Portal Ceará Digital.
Com a integração, é possível abrir processos diretamente pelo Portal Ceará Digital, receber um Número Único de Protocolo (NUP) e acompanhar todas as etapas do andamento, sem a necessidade de acessar o Suite.
“O órgão ou entidade continuará recebendo os processos no Suite, onde poderá se comunicar com o cidadão, solicitar documentos complementares ou informar possíveis pendências. Quando o processo for concluído, o cidadão terá acesso aos documentos anexados pelo órgão durante o arquivamento, tudo de forma digital e centralizada”, explica o coordenador da Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação (Coget) da Seplag-CE, Márcio Morais.
Ele reforça que a integração elimina a necessidade de deslocamento físico até os órgãos públicos, permitindo que o cidadão realize todo o processo de forma prática e segura, diretamente pelo Portal Ceará Digital.
“Agradecemos a parceria dos 29 órgãos que integraram seus serviços ao Portal Ceará Digital. Essa colaboração é um marco na transformação da relação entre o cidadão e os serviços públicos, garantindo mais acessibilidade, agilidade e eficiência no atendimento”, destaca Márcio Morais.
Entre os serviços disponíveis para abertura de processos no portal Ceará Digital, destacam-se:
– Adesão ao plano de saúde estadual (para servidores)
– Solicitação de segunda via de diploma na Universidade Estadual do Ceará (Uece)
– Concessão de aparelhos que auxiliam a respiração (BiPAP/CPAP)
– Emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR)
– Publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará (DOE)
– Solicitação de audiodescrição para eventos
– Distribuição de alevinos (filhotes de peixes)
– Formações em diversas áreas
– Vistoria e avaliação de imóveis rurais
“Esses serviços foram organizados para facilitar o acesso à informação e proporcionar uma experiência mais intuitiva para os usuários”, conclui o coordenador da Coget da Seplag.