Servidores são capacitados sobre antecipação de agendas e eventos de políticas públicas
27 de janeiro de 2025 - 17:18
Com informações da EGPCE
Com o objetivo de disseminar metodologias para prospectar questões de políticas públicas e antecipar eventos e agendas nacionais, estaduais e municipais, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) realizou, nos dias 21 e 22 de janeiro, o curso “Como antecipar as agendas e eventos de sua área de Políticas Públicas? Teoria e prática”, com carga horária de 16 horas-aula.
A oportunidade reuniu diretores e assessores técnicos e de comunicação das Secretarias do Planejamento e Gestão (Seplag); Proteção Social (SPS); do Desenvolvimento Agrário (SDA); da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará; e entidades ligadas aos programas estratégicos do Governo do Ceará, como o Ceará sem Fome.
A formação foi conduzida pelo professor Antonio Ernesto Lassance de Albuquerque Júnior, doutor em Ciência Política pela UnB e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Lassance, que possui extensa experiência acadêmica e prática em políticas públicas, destacou na abertura do evento que “a partir da interação e das práticas desenvolvidas no curso, será possível implementar dispositivos institucionais que auxiliem na antecipação de problemas e no planejamento estratégico de cada órgão”.
“O curso é uma oportunidade para compreender e aplicar metodologias que fortalecem a gestão pública, as equipes técnicas, possibilitando proatividade e mais eficiência das políticas públicas executadas pelo Governo do Ceará em prol dos cidadãos cearenses”, afirmou o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, que participou da abertura da formação.
O diretor da EGPCE, Saulo Braga, enfatizou a importância de uma agenda bem estruturada para a gestão pública. “A antecipação é essencial para qualquer governo que pensa em crescer no médio e longo prazo. Este curso, além de ser uma oportunidade única de aprendizado com um especialista, nos permite planejar ações estratégicas com maior eficácia”, destacou o gestor.
O curso busca, ainda, subsidiar decisões estratégicas e contribuir para o planejamento governamental de 2025-2026, fortalecendo o desenvolvimento técnico das equipes envolvidas.