Seplag e técnicos do BID fazem balanço do Ceará Mais Digital e planejam ações para 2025

28 de janeiro de 2025 - 17:03 # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O Ceará continua avançando de maneira acelerada em seu processo de transformação digital, visando gerar mais eficiência para a administração pública e melhores resultados para a sociedade. Uma das principais iniciativas nesse sentido é o Ceará Mais Digital, que recebeu, nos dias 27 e 28 de janeiro, mais uma visita de monitoramento dos representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição financiadora do programa. A missão ocorreu na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e foi aberta pelo secretário da Pasta, Alexandre Cialdini, que destacou a relevância do Ceará Mais Digital para gerar impactos reais na vida dos cidadãos, desde a ampliação da conectividade até a facilidade de acesso aos serviços públicos e no acompanhamento de processos administrativos.

Na ocasião, Cialdini lembrou que o programa Ceará Mais Digital também beneficiará os municípios cearenses, aproximando o Estado das gestões municipais para promover o desenvolvimento socioeconômico conjunto. O titular da Seplag-CE reforçou que as entregas do programa devem ser guiadas pela visão do cidadão. “Ao nos colocarmos no lugar do outro, conseguimos perceber o quanto podemos evoluir, o quanto somos capazes de gerar bons resultados e agregar valor à sociedade. Não devemos esquecer que nosso papel é justamente esse: gerar valor público. Estamos agindo para construir uma sociedade mais igualitária e justa”, afirmou.

Também participaram do evento o secretário executivo da Gestão e Governo Digital da Seplag-CE, José Garrido Braga Neto; o coordenador especial de Governança Digital e Gestão de TIC da Seplag-CE, Márcio Morais; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Haley de Carvalho Filho; o diretor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Saulo Braga; e o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Francisco Antônio Martins Barbosa, além dos representantes do BID.

Balanço e planejamento

Durante a missão, a equipe da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) da Seplag-CE apresentou o balanço das entregas realizadas em 2024 no âmbito do Ceará Mais Digital, além da programação para 2025.
Entre os resultados entregues para a sociedade no eixo “Serviços públicos digitalizados e automatizados”, destaca-se o Acesso Cidadão, que atualmente conta com cerca de 291 mil usuários e está integrado a iniciativas como o assinador eletrônico Gov.br, a plataforma do programa Entrada Moradia e o programa Meu Celular. A UGP também destacou os avanços no portal Ceará Digital, como o saneamento dos serviços públicos, treinamentos para órgãos/entidades do Governo do Ceará e a atualização da Carta de Serviços ao Cidadão, entre outras ações.

“O momento foi de extrema importância para avaliarmos a execução do programa. Além de apresentarmos as ações de 2024, discutimos, junto com os especialistas do BID, os produtos e entregas para 2025”, destacou a coordenadora da UGP, Deborah Mithya Barros.

Saiba mais

O Programa Ceará Mais Digital teve início em 2023 e tem prazo de execução de 60 meses. Ele abrange os seguintes eixos: Unificação dos canais de atendimento; Conectividade e cibersegurança; Transformação digital e interoperabilidade; Privacidade dos dados; Integração e exploração dos dados; Competência digital; e Governança.

Além da Seplag-CE, o programa também envolve o MPCE, a Etice e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).