Seplag desenvolve BI para monitorar benefícios sociais concedidos pelo Governo do Ceará

5 de fevereiro de 2025 - 15:23 # # #

TEXTO: Raquel Mourão - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria Especial de Governança Digital e Gestão de TIC (Codig), apresentou, na última sexta-feira (31/1), durante reunião no Palácio da Abolição, novos painéis de Business Intelligence (BI) para monitorar políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado. A solução tecnológica foi desenvolvida pelo time de inovação e dados, liderado pelo colaborador da Codig Kennedy Ribeiro.

A iniciativa, solicitada pela primeira-dama Lia de Freitas, busca aperfeiçoar o acompanhamento de dados de bolsas fornecidas pela Secretaria de Proteção Social (SPS) e dos benefícios sociais Vale Gás Ceará, Cartão Ceará Sem Fome, Entrada Moradia, e Cartão Mais Infância. Com a nova ferramenta, os gestores estaduais terão acesso a informações de forma mais ágil e simplificada, facilitando o gerenciamento desses auxílios.

O titular da Seplag-CE, Alexandre Cialdini, destacou a importância desses painéis, que oferecem visões claras e fáceis de entender, essenciais para a tomada de decisões governamentais. “Com o uso de inteligência artificial, transformamos dados em informações acessíveis e estratégicas para orientar as ações do Governo do Ceará. Isso permite priorizar investimentos e aprimorar os serviços públicos. Na Seplag estamos comprometidos em fortalecer essas análises para garantir um Ceará mais eficiente e inovador.”

O coordenador especial de Governança Digital da Seplag, Márcio Morais, ressaltou que o BI desenvolvido para o monitoramento dos benefícios sociais é mais um produto da plataforma ObservAÍ, construída também pela Codig, que utiliza tecnologias avançadas de Big Data. Segundo ele, desde o ano passado, já foram elaborados 18 painéis para diversos órgãos estaduais, abrangendo áreas como agricultura familiar, segurança pública, planejamento e socioeconomia.

“Essas ferramentas tornam as informações mais compreensíveis. Com dados claros e precisos, podemos identificar rapidamente problemas, otimizar processos e, acima de tudo, oferecer serviços públicos mais eficientes e alinhados às necessidades da população”, explicou Márcio Morais.

Também participaram da reunião o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo; o assessor especial do Gabinete da Primeira-Dama, Cícero Cavalcante; a coordenadora-geral do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, Karine Gurgel; o assessor da Casa Civil, Vidal Gomes; o diretor de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), José Meneleu Neto; o coordenador de Gestão Estratégica de TIC (Coget) da Seplag, Diego Ribeiro; e o líder da equipe de BI da Coget, André Alcântara.