Governador anuncia reajuste de 6,27% do piso salarial para professores da rede pública

12 de fevereiro de 2025 - 11:37

Ascom Casa Civil/Ascom Seplag

O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta terça-feira (11), o reajuste de 6,27% do piso salarial para professores da rede pública estadual. A medida, que também engloba o mês de janeiro de 2025 de forma retroativa, irá beneficiar a carreira de 62 mil educadores entre ativos, inativos, efetivos e temporários. O momento aconteceu após reunião com o Sindicato Apeoc, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

“Se tem algo que orgulha o Ceará são os resultados da nossa educação, o que significa a construção de sonhos para a nossa juventude, fruto do trabalho diário de cada professor e professora. Colocamos toda a nossa equipe para negociar com seriedade este assunto, pois é assim que queremos construir, dialogando, respeitando o trabalho de mobilização da categoria. Será um investimento de R$ 280 milhões, um valor do suor do nosso povo, muito bem aplicado para os nossos profissionais. O Ceará, desta maneira, demonstra para o Brasil o seu compromisso com a educação”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Secretaria da Educação, Eliana Estrela agradeceu por mais uma conquista para os educadores cearenses. “Hoje é um momento muito feliz, estamos mais uma vez com nosso governador mostrando o compromisso do Governo do Estado com a educação. Gostaria de agradecer a cada professor e professora, a cada servidor, pois a educação se faz assim em time, e aqui temos um time valoroso”, disse.

Presidente da Apeoc, Anízio Melo ressaltou o poder de negociação entre o sindicato e o Governo do Ceará, conversa positiva e proveitosa para todos os envolvidos. “A mesa de negociação no Ceará é a única do país que se reúne, discute e seguirá garantindo a melhor estrutura educacional do país. Isso demonstra que a nossa luta e a forma de negociar dão resultados. A nossa mesa de negociação junto ao Governo do Ceará continua para que possamos juntos seguir como referência no país. O trabalho feito pela Secretaria da Educação pode nos levar a resultados cada vez mais importantes”, comentou.

Atuação estratégica

A Seplag tem uma atuação estratégica em todos os processos do Estado, incluindo aqueles que tratam dos servidores e seus benefícios. “Participamos de forma ativa e fundamental para a concretização dessa conquista dos professores, viabilizando cálculos, estudos e os processos necessários para a segurança jurídica e financeira. Por meio da nossa equipe de Gestão de Pessoas, construímos um painel de BI informativo para análise gerencial do governador e das decisões relativas ao gasto de pessoal, incluindo análise de impactos e efeitos na folha”, explicou o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, que também participou da reunião com o Sindicato Apeoc.

O secretário Cialdini destacou ainda o empenho dos servidores e colaboradores da Secretaria no processo. “ Agradecemos a todos que estão diariamente empreendendo esforços para que tenhamos entregas de qualidade e êxito nas políticas executadas”, ressaltou.

Decisão baseada em dados

A decisão do reajuste anunciado pelo governador Elmano de Freitas foi embasada por dados técnicos apresentados pela Seplag-CE a respeito da situação fiscal do Estado e da margem para a elevação de gastos com pessoal. “Apresentamos ao governador um painel de business intelligence desenvolvido pela Seplag onde é possível ver em tempo real o comportamento da receita do Estado e o gasto com pessoal. Isso deu tranquilidade ao governador para anunciar o reajuste do piso salarial do magistério”, afirmou o secretário executivo da Gestão e Governo Digital da Seplag-CE, José Garrido Braga Neto.