Seplag conhece equipamentos da SPS para criar solução e facilitar o acesso dos cidadãos
13 de fevereiro de 2025 - 12:01 #Atendimento #Ceará Digital #Gestão Eficiente
Texto: Dháfine Mazza - Ascom Seplag
A digitalização dos serviços para facilitar a vida dos cidadãos e gerar mais eficiência à administração pública é um dos grandes objetivos do Governo do Ceará, que, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), executa o programa Ceará Mais Digital, cujas inovações deverão modificar o processo de matrícula e de gestão dos participantes dos cursos e atividades realizadas pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O assunto foi tema de reuniões realizadas pela equipe da Seplag-CE nesta quarta-feira (12), durante visitas a equipamentos como o Centro Comunitário São Francisco, o ABC (Aprender, Brincar Crescer) Bom Jardim, o Circo Escola e o Espaço Viva Gente (EVG) Passaré.
Segundo a analista da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (Coget) da Seplag-CE, Camila Martins, os encontros tiveram o objetivo de municiar a equipe da Secretaria para o desenvolvimento de uma solução específica para a realização de matrículas e a gestão de estudantes. A ferramenta será disponibilizada aos cidadãos por meio do portal único de serviços do Governo do Ceará, o Ceará Digital.
“Os equipamentos visitados trabalham com cursos profissionalizantes e atividades como esportes. Nosso objetivo foi entender o funcionamento desses locais no que diz respeito ao acolhimento do cidadão e às necessidades de gestão da administração estadual. As visitas e a coleta de dados resultante delas foram fundamentais para avançarmos na construção da solução na qual estamos trabalhando. Com essa inovação e a atualização da Carta de Serviços ao Cidadão da SPS, a população poderá verificar de forma mais fácil, prática e ágil a relação dos cursos e atividades disponíveis e se inscrever pelo portal Ceará Digital, sem a necessidade de se deslocar”, explicou Camila Martins.
A gestora acrescenta que, com o mapeamento das informações e das etapas que a SPS precisa para a realização das matrículas e gestão do público-alvo das suas ações, a Seplag-CE dará mais agilidade à construção da solução tecnológica que contemple as necessidades da pasta da Proteção Social e que, no futuro, também possa ser utilizada por outras secretarias/entidades do Governo do Ceará.
” Através de plataformas digitais, os serviços ofertados pelos equipamentos que ainda exijam atendimento presencial vão impactar positivamente na vida do cidadão, uma vez que poderão consumir esse serviço pelo celular, notebook ou computador com mais facilidade e rapidez. O cidadão poderá acompanhar sua demanda de forma virtual, além de poder acessar seu histórico de atividades e seus certificados, no caso de cursos realizados. Assim podemos considerar como benefícios: acesso rápido e fácil, segurança e preservação, eficiência operacional, conformidade legal, preparação dos documentos, digitalização e captura e ainda a preservação do meio ambiente, com a redução do consumo de papel”, destacou a orientadora da célula de Desenvolvimento Institucional da SPS, Danyelle Guerra.